Segunda etapa do Circuito Feicorte discute práticas de auxílio aos pecuaristas

Evento começou nesta quarta, dia 21, em SalvadorA Câmara Setorial da Carne Bovina da Bahia reuniu-se nesta quarta, dia 21, em Salvador, para concluir uma cartilha com práticas que devem facilitar o trabalho dos pecuaristas e aumentar a competitividade do Estado, que detém o maior rebanho bovino do Nordeste, com 11 milhões de cabeças. A reunião integrou a programação da segunda etapa do Circuito Feicorte NFT 2012, que começou hoje na capital baiana.

Participaram do encontro representantes da Câmara Setorial, criada em 2010 com o objetivo de contribuir para o melhoramento da carne produzida no Estado.

A proposta da cartilha, em fase de conclusão, é orientar os produtores com práticas ligadas a manejo, sanidade, nutrição, tecnologia e meio ambiente.

Além da reunião, o primeiro dia de Circuito Feicorte em Salvador contou com a participação de aproximadamente 150 pessoas ligadas a cadeia produtiva da carne no Estado, que movimentaram os 30 estandes da feira e ainda puderam conferir palestras e workshops com especialistas do setor.

Um dos destaques do dia foi a palestra com o economista Marcelo Cypriano, que abordou as perspectivas de mercado diante do cenário mundial. Segundo o analista, 2012 deve ser um ano positivo para o setor, com mudanças importantes previstas.

– A primeira delas é que, depois de cinco anos de queda, as exportações devem voltar a crescer. O crescimento pode ser modesto, vai depender de alguns mercados no Oriente Médio, e o consumo doméstico, que é cinco vezes maior que a exportação brasileira, deve voltar a crescer mais rapidamente – afirmou o especialista.

O Circuito Feicorte NFT 2012, que teve início em Cuiabá (MT), passará ainda por Goiânia (GO), nos dias 18 e 19 de abril, e Campo Grande (MS), em 22 e 23 de maio.