Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Segunda etapa da vacinação contra febre aftosa em MS inicia nesta terça

Período está aberto para áreas de fronteira do estado e o prazo final da vacinação vai até 27 de novembro

Fonte: Divulgação/IDAM

A segunda etapa da vacinação contra febre aftosa na área de fronteira de Mato Grosso do Sul inicia nesta terça, dia 13, para animais de 0 a 24 meses. A área de fronteira compreende 13 municípios do estado e o prazo final da vacinação vai até 27 de novembro. Após este período, o produtor rural tem até o dia 14 de dezembro para fazer o registro da vacina junto à Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro). A região tem o status de livre de aftosa com vacinação desde 2011.

Atendendo ao pedido da Federação da Agricultura e Pecuária do estado (Famasul/MS), a Iagro modificou em setembro deste ano a faixa etária do rebanho da fronteira a ser vacinada na segunda etapa, que inicia em outubro. A alteração teve o aval do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Para a diretora secretária da Famasul, Terezinha Cândido, a modificação é uma conquista para os produtores da região.

– Com a ação preventiva adotada pelo produtor rural sul-mato-grossense conseguimos um índice de cobertura vacinal superior a 97% no estado. Por isso conseguimos a modificação da faixa etária, nivelando com o que ocorre na região do Planalto – diz.

A diretora confia que a modificação trará benefícios para o criador de gado da fronteira.

– Com a mudança, ele terá redução nos custos com a compra da vacina e também agilidade no manejo. Os produtores rurais precisam continuar o trabalho de prevenção para manter o status que é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e assim aumentar nosso leque de compradores no mercado internacional – ressalta.

Para Terezinha, o reconhecimento do status é resultado do trabalho realizado pelos produtores e trabalhadores rurais do estado, com a orientação da Iagro e do Mapa.

A região de fronteira sul-mato-grossense compreende a totalidade dos municípios de Antônio João, Japorã e Mundo Novo e parte dos municípios de Aral Moreira, Bela Vista, Caracol, Coronel Sapucaia, Corumbá, Ladário, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho e Sete Quedas.

Na região do Planalto, a segunda etapa da vacinação vai do dia 03 de novembro a 07 de dezembro. No Pantanal, para os optantes da etapa de novembro, inicia também no dia 3 e vai até o dia 20 de dezembro.  O calendário é diferenciado por determinação da Agência, resultado de estudos epidemiológicos das diferentes regiões produtoras.

Calendário da 2ª etapa da vacinação de Mato Grosso do Sul:
Fronteira: de 13 de outubro a 27 de novembro
Planalto: de 3 de novembro a 07 de dezembro
Pantanal: de 3 de novembro a 20 de dezembro

Sair da versão mobile