Semana Farroupilha aquece vendas de produtos tradicionalistas no Rio Grande do Sul

Comércio de trajes e produtos típicos aumenta durante a semana que lembra a Revolução Farroupilha e exalta a cultura da regiãoComeçou nesta sexta, dia 7, e segue até dia 20 de setembro, no Rio Grande do Sul, a Semana Farroupilha. Para comemorar, muitos gaúchos circularam pelo Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre, lugar onde tradicionalistas se concentram durante as festividades. Durante o período de comemorações, é lembrada a Revolução Farroupilha, movimento de revolta civil que ocorreu no Estado entre 1835 e 1845 e que teve como marco inicial o dia 20 de setembro de 1835. Desde então, os gaúchos aproveitam o mês d

Para os comerciantes que vendem a indumentária típica, esta é a época de maior faturamento do ano. No acampamento, não podem faltar a típica pilcha, o churrasco e o famoso chimarrão. Segundo o coordenador do evento, Manoelito Savaris, a Semana Farroupilha também ajuda a mostrar às outras regiões os costumes dos tradicionalistas gaúchos.

– Sempre há uma curiosidade para conhecer e para saber por que usamos essas calças largas, que chamamos de bombacha; por que andamos de lenço no pescoço, o tipo de chapéu, a faca na cintura, isso instiga as pessoas a conhecerem nossas tradições – diz Manoelito.

Um dos locais mais visitados do acampamento é a feira de artesanato. São mais de 50 expositores que oferecem produtos variados, com destaque para o tradicionalismo do Rio Grande do Sul. Bom para os comerciantes que esperam vender 50% a mais que no ano passado. E não é difícil saber o que vende mais. Segundo o comerciante Carlos Carboni, a indumentária gaúcha é a preferida dos visitantes.

– Nessa época o que mais sai é a indumentária gaúcha. A vestimenta, a bombacha, a bota, o chapéu. Esses são os artigos que mais saem agora – fala Carboni.
 
Segundo o artesão Maurício Gonçalves, a procura por produtos tradicionalistas deve aumentar na Semana Farroupilha deste ano.

– Já repus alguma coisa, estou fabricando mais. Estou esperando vender mais que o ano passado – diz.