Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Semana Farroupilha aquece vendas de produtos tradicionalistas no Rio Grande do Sul

Comércio de trajes e produtos típicos aumenta durante a semana que lembra a Revolução Farroupilha e exalta a cultura da regiãoComeçou nesta sexta, dia 7, e segue até dia 20 de setembro, no Rio Grande do Sul, a Semana Farroupilha. Para comemorar, muitos gaúchos circularam pelo Acampamento Farroupilha, em Porto Alegre, lugar onde tradicionalistas se concentram durante as festividades. Durante o período de comemorações, é lembrada a Revolução Farroupilha, movimento de revolta civil que ocorreu no Estado entre 1835 e 1845 e que teve como marco inicial o dia 20 de setembro de 1835. Desde então, os gaúchos aproveitam o mês d

Para os comerciantes que vendem a indumentária típica, esta é a época de maior faturamento do ano. No acampamento, não podem faltar a típica pilcha, o churrasco e o famoso chimarrão. Segundo o coordenador do evento, Manoelito Savaris, a Semana Farroupilha também ajuda a mostrar às outras regiões os costumes dos tradicionalistas gaúchos.

– Sempre há uma curiosidade para conhecer e para saber por que usamos essas calças largas, que chamamos de bombacha; por que andamos de lenço no pescoço, o tipo de chapéu, a faca na cintura, isso instiga as pessoas a conhecerem nossas tradições – diz Manoelito.

Um dos locais mais visitados do acampamento é a feira de artesanato. São mais de 50 expositores que oferecem produtos variados, com destaque para o tradicionalismo do Rio Grande do Sul. Bom para os comerciantes que esperam vender 50% a mais que no ano passado. E não é difícil saber o que vende mais. Segundo o comerciante Carlos Carboni, a indumentária gaúcha é a preferida dos visitantes.

– Nessa época o que mais sai é a indumentária gaúcha. A vestimenta, a bombacha, a bota, o chapéu. Esses são os artigos que mais saem agora – fala Carboni.
 
Segundo o artesão Maurício Gonçalves, a procura por produtos tradicionalistas deve aumentar na Semana Farroupilha deste ano.

– Já repus alguma coisa, estou fabricando mais. Estou esperando vender mais que o ano passado – diz.
 

Sair da versão mobile