Para o governador, a vinda de mais este empreendimento do segmento para o Sul do Estado representa o resgate da atividade na região.
– Mudamos a legislação e criamos políticas para incentivar o aumento da produção e produtividade. As grandes indústrias do setor se interessaram em voltar para o Rio, gerando cerca de 100 mil empregos diretos e indiretos – finalizou.
Com investimento de R$ 170 milhões, a fábrica será construída às margens da rodovia BR-393, que já esta sendo chamada de Via Láctea, por abrigar em seu eixo mais duas grandes indústrias do setor: a Nestlé, em Três Rios (RJ), e a Bom Gosto, em Barra Mansa (RJ).
O secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, frisou que, a partir da instalação da Brasil Foods, somado aos volumes já industrializados nas plantas da Nestlé e Bom Gosto, a região passará a processar cerca de 360 milhões de litros leite ao ano.
– Isso representa a geração de 8 mil empregos no campo e 1,6 mil nas indústrias. Passaremos a ter uma movimentação nunca vista antes no setor – salientou o secretário.
Áureo acrescentou que a região concentra agora a maior produção de leite por quilômetro quadrado do Brasil.
– Esse é um marco emblemático da política que implantamos de resgate completo do setor rural e dos municípios que estavam à margem do desenvolvimento econômico fluminense – disse.
A Brasil Foods é a maior produtora de alimentos de proteína animal no país. Atua nos segmentos de carnes, alimentos industrializados e lácteos, com marcas consagradas como Perdigão, Sadia, Batavo, Elegê e Qualy. A nova unidade industrial em Barra do Pirai, em área de 300 a 400 mil metros quadrados, terá como foco inicial a produção de leite (em embalagem UHT).