A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), levará agroindústrias exportadoras de aves, ovos e de suínos para uma ação de promoção comercial e negócios, entre os dias 17 e 19 de maio, na SIAL China, em Xangai.
Ao todo, oito empresas estão confirmadas: BRF, Castrolanda, Coasul, GTFoods, JBS, Netto Alimentos, Vibra e SSA.
Durante o evento, a ABPA contará com uma área exclusiva para os exportadores de aves e de suínos, por meio dos Projetos Setoriais Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork, mantidos pela ABPA e pela Apex-Brasil.
No espaço, serão distribuídos materiais promocionais e mandarim com informações sobre a cadeia produtora de proteína animal do Brasil, além de contatos das empresas exportadoras. A ABPA distribuirá, também, um material especial com informações e esclarecimentos direcionados a importadores e o público chinês presente acerca dos equívocos que circularam internacionalmente, após a divulgação da Operação Carne Fraca.
“A China foi um dos mercados mais impactados pelas inverdades que circularam pela imprensa e nas redes, após a divulgação da Operação. Apesar de reaberto, o país ainda não retomou totalmente o ritmo das importações de carne de aves e de suínos. Desta forma, a ação em território chinês terá como objetivo apoiar o trabalho de reconstrução da credibilidade do setor produtivo junto a este mercado, que é fundamental para o Brasil. A esta ação se somam outras que temos realizado junto ao mercado chinês, por meio de contatos diretos com autoridades, nas redes sociais, entre outras iniciativas”, analisa o presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra.
A ABPA participará, ainda, de um seminário que tratará sobre cooperação entre Brasil e China no setor de alimentos. O evento acontecerá no dia 16 de maio, em Xangai. O gerente de relações com o mercado da associação, José Luiz Pimenta, será palestrante no evento. Ele falará sobre a estratégia da cadeia exportadora de proteína animal brasileira nos mercados importadores, com foco na complementariedade da produção, auxiliando a segurança alimentar da população local com o fornecimento de produtos com alta qualidade.
Após o seminário, a ABPA oferecerá aos participantes um churrasco com carnes brasileiras.
Setoriais
Os Projetos Setoriais Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Pork são mantidos pela ABPA em parceria com a Apex-Brasil com o objetivo de promover junto ao mercado internacional as carnes de frangos, de suínos e os ovos produzidos no Brasil. Os projetos valorizam atributos destes setores produtivos – como a qualidade, o status sanitário e a sustentabilidade da produção – e valorizam as marcas internacionais dos produtos, fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros por meio da participação em feiras, realização de workshops e outras ações especiais de promoção comercial. Cerca de 45 empresas participam dos projetos atualmente.