Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Setor de pesca se prepara para participar da Expo Milão

Feira acontece entre maio e outubro de 2015 e vai reunir representantes de 142 paísesEmpresas de pescado mostraram nesta, dia 12, em Brasília, o que pretendem levar para a Expo Milão 2015. A feira acontece entre maio e outubro do ano que vem e vai reunir representantes de 142 países. O governo brasileiro espera que o evento ajude a aumentar as exportações de peixes e derivados, que em 2013 foi de 35 mil toneladas, apenas 6% do que é produzido.>> Leia mais sobre o setor

O déficit da balança comercial é de cerca de U$S 900 milhões. Em 2013, o Brasil importou U$S 1,400 milhões em pescado, para atender a demanda interna. Hoje, a produção brasileira é de 2,5 milhões de toneladas, mas segundo a FAO, o potencial é de 20 milhões. A expectativa do Ministério da Pesca e Aquicultura é chegar a três milhões ainda este ano.

Os produtores querem levar para a Itália o que de melhor produzem com o pescado brasileiro. O diretor de uma indústria de Tocantis, Michael Delphim, conta que a intenção é começar a exportar processados de tambaqui e pintado, típicos da região amazônica. Para isso, a produção de 400 toneladas por mês vem crescendo 20% ao ano.

– A gente já tem alguns lugares da Europa, Estados Unidos interessados. O nosso peixe já tem o apelo por ser da Amazonia. Então, vai ser muito bom quando chegar no mercado e conseguir vender lá – diz o diretor.

Em Santa Catarina, maior Estado produtor com 200 mil toneladas por ano, apenas 15% é exportado. Segundo o presidente do Sindicato Indústria Pesca Itajaí (Sindipi), Giovani Monteiro, a participação no evento é uma oportunidade de ampliar os negócios.

– Queremos conseguir outros mercados, outros clientes, até motivar a balança comercial do pescado que está inversa. Nós vamos voltar a exportar, e tem um grande potencial marítimo para comercializar esse produto – diz.

Para participar é preciso entrar em contato com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, através do e-mail: expo2015@apexbrasil.com.br.

>> Ministério da Pesca e Aquicultura incentiva a participação do pescado brasileiro na Expo 2015

Clique aqui para ver o vídeo

Sair da versão mobile