– Aconteceram pagamentos hoje, mas não sabemos exatamente de quanto. Isso é o principal. Na semana que vem, haverá reuniões com os produtores para avaliar o que será feito. Antes de termos o balanço das ações de hoje, não será tomada decisão, porque eles querem receber valores significativos, que façam diferença – diz.
O presidente da Associação de Criadores de Suínos do Estado (Acsurs), Valdecir Folador, que também está à frente da comissão, afirma que não foram repassados mais de 20% dos valores devidos aos criadores nesta quinta. E relata que a expectativa é de que os trabalhadores rejeitem novas propostas.
– Teremos reuniões na próxima semana, mas seria mais fácil negociar se a Doux Frangosul tivesse cumprido o prometido, de 40% pagos nesta quinta. O produtor, com certeza, não ficará satisfeito com mais essa. Infelizmente, a solução depende somente da empresa, que precisa pagar o que deve e acabou. É uma decisão que eles precisam tomar – pontua.
Sobre a interferência do governo do Estado do Rio Grande do Sul, Folador aponta não haver esperanças de resultados expressivos.
– O governo dificilmente vai tirar dinheiro de empresa privada. O que eles poderiam fazer, estão fazendo, que é intermediar as conversas, cobrar. Isso todos nós estamos fazendo – declara.
Já Weber acredita que quanto maior for o envolvimento do poder público, mais chances há de se conseguir resultados positivos para os pecuaristas. E acrescenta não haver definição sobre a continuidade das notificações de suspensão de alojamentos de animais já emitidas por criadores de aves e suínos.
– O pessoal quer receber. A Doux quer que os trabalhadores não prossigam com as ações, mas quem vai decidir são eles, a partir da semana que vem. Queremos resolver e queremos que o governo nos ajude. Esse é um problema que vai além da produção. Prejudica toda a cadeia – ressalta.
Procurada pela reportagem do RuralBR, a Doux Frangosul não quis se manifestar.
Conforme relato do presidente do Sindicato Rural de Montenegro, Romeu Krug, em entrevista ao Mercado e Cia, do Canal Rural, a companhia se comprometeu a pagar um quinto da dívida. Segundo ele, a quantia não cobre sequer os juros bancários pagos pelos criadores em função da falta dos atrasos da Doux.
Confira o vídeo: