? O queijo minas artesanal é um patrimônio cultural e imaterial de Minas Gerais, reconhecido pela sua tradição na fabricação, qualidade e valor cultural ? diz o deputado.
De acordo com Silva, a legislação do setor, de 1952, dificulta a comercialização do queijo e não contempla as condições atuais de mercado e as demandas dos produtores rurais.
O deputado afirma que a subcomissão vai ouvir sugestões de agricultores, técnicos, lideranças sociais e políticas para aprimorar a legislação do setor. Entre os convidados da audiência estão o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Francisco Sérgio Ferreira Jardim, o diretor do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Arnoldo Anacleto Campos e o presidente da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial de Minas Gerais, deputado estadual Antonio Carlos Arantes.
A Subcomissão Especial da Agricultura Familiar, da Extensão Rural e das Energias Renováveis é vinculada à Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara.
O debate está marcado para as 14 h desta segunda, na Câmara Municipal de Medeiros.