Durante a audiência estiveram presentes o diretor executivo de Transferência e Tecnologia da Embrapa, Waldyr Stumpf, e o chefe da Embrapa Gado de Leite, Duarte Vilela.
? Relatamos a forma como a Empresa enxerga a importância da produção de leite e da cadeia produtiva do leite no contexto nacional ? disse Stumpf.
O Diretor disse que o Brasil possui 1,2 milhão de propriedades que trabalham com leite e há necessidade de desenvolver um trabalho mais sólido com o suporte técnico-científico que a Embrapa pode colocar para toda a cadeia produtiva.
? Mas só isso não basta. É necessário uma série de outras ações complementando as da Embrapa por parte do poder público, para que possamos qualificar a cadeia produtiva do leite para o mercado nacional, melhorando a qualidade do produto ? ressaltou Stumpf
Duarte Vilela apresentou alguns projetos estruturantes com grande impacto para a cadeia produtiva, com uma série de medidas a serem trabalhadas em conjunto pelo órgão e pela subcomissão. Ele ainda defendeu mecanismos permanentes para o controle da importação e a reedição do Regulamento de Inspeção Industrial de produtos de origem Animal (RIIPOA), com vistas na modernização do setor. Explicações sobre a Instrução Normativa 51, que trata da qualidade do leite, também pautaram a apresentação de Vilela.
Além da audiência em Brasília-DF, já foram promovidas pela Subcomissão audiências públicas em Minas Gerais e Paraná, para obter informações sobre os impactos sociais e ambientais da cadeia produtiva do leite e também para realizar um levantamento de dados sobre a produção, industrialização, comercialização, aspectos sanitários, tributários de pesquisa e de assistência técnica para o setor leiteiro. De acordo com o cronograma, as próximas audiências serão realizadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Rondônia.
Ao final das audiências, será elaborada uma proposta pelo relator deputado Alceu Moreira e pelo presidente da subcomissão, deputado Domingos Sávio (PSDB/MG), para ser entregue ao presidente da comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, deputado Lira Maia (DEM/PA).