Subcomissão do Leite é reinstalada na Câmara dos Deputados

Entre os propósitos estão a busca da qualificação do leite e derivados brasileiros e a criação de uma nova política para evitar a importação do produto do UruguaiFoi reinstalada nesta quarta, dia 20, na Câmara dos Deputados, a Subcomissão do Leite. Um dos propósitos é batalhar por uma nova política para evitar a importação do produto do Uruguai.

Os parlamentares estão preocupados com a quantidade de leite importada do país. Eles defendem que o Brasil produz o suficiente para o mercado interno e que o produto vindo de lá estaria criando uma concorrência desleal com a produção local. Para o vice-presidente da Subcomissão, Carlos Magno (PP-RO), eleito nesta quarta, é preciso repetir a medida já adotada com relação à Argentina e limitar a entrada do leite uruguaio.

– Nós precisamos resolver urgentemente essa questão com o Uruguai. Primeiro, com a Secretaria Nacional de Defesa da Agropecuária, através do Mapa, e com o MDIC, sobre a relação internacional/comercial para enterdermos que o Uruguai não tem essa produtividade toda para estar colocando no Brasil. Não só o leite, mas também seus derivados, concorrendo deslealmente com o nosso produto – disse Magno.

Outro ponto a ser trabalhado neste ano é a busca da qualificação do leite e derivados brasileiros. A ideia é melhorar e aumentar a produção, com menos burocracia para os produtores.

– Nós precisamos melhorar a legislação brasileira. Ela é muito complicada e isso não significa qualidade. Nós queremos produtos de qualidade, mas para se ter qualidade não quer dizer que você tenha que ter uma burocracia infernal que acaba encarecendo a produção –  falou Domingos Sávio (PSDB/MG) – relator da Subcomissão do Leite.

Clique aqui para ver o vídeo