Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Subcomissão permanente da Câmara vai acompanhar fusões no agronegócio

Deputados querem intensificam o acompanhamento do movimento de consolidação de empresas no ramo agropecuárioA Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados decidiu nesta quarta, dia 10, criar uma subcomissão permanente para acompanhar as fusões de empresas e evitar a formação de cartéis no setor agropecuário. Com a decisão, os parlamentares intensificam o acompanhamento do movimento de consolidação de empresas no ramo agropecuário.

Os deputados já haviam criado uma subcomissão para analisar as fusões da Marfrig/Seara, Sadia/Perdigão, JBS/Marfrig e Citrosuco/Citrovita. Nesta quarta, os deputados aprovaram o relatório do deputado Onyx Lorenzoni (DEM/TRS) sobre a compra da Seara pela Marfrig.

No texto, o deputado Lorenzoni concluiu que a compra da Seara pela Marfrig foi salutar tanto para os criadores como para os consumidores, “pois trouxe um novo player para o mercado de carne suína, onde a hegemonia era da BRF Foods”, mas observa que houve concentração em algumas praças, principalmente no Rio Grande do Sul.

Segundo Lorenzoni, a partir do arrendamento do frigorífico Mercosul, a Marfrig passou a deter até 60% do mercado em algumas regiões do Rio Grande do Sul, o que reduz o poder de negociação dos criadores.

– Os grandes frigoríficos decidem quanto, como e quando vão comprar e pagar – diz o deputado, que critica o apoio oficial dado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aos grandes grupos econômicos e cobra incentivo às pequenas e médias empresas do setor de carnes.

Leite

Os deputados também aprovaram o relatório do deputado Alceu Moreira (PMDB-RS) sobre os trabalhos da subcomissão permanente destinada a acompanhar, avaliar e propor medidas para o setor leiteiro. O relatório aprovado resultou em 15 projetos de lei que serão apresentados na Câmara dos Deputados e outras 93 recomendações aos governos federal e estaduais.

No relatório, o deputado propõe prioridades para programas de capacitação, pagamento por qualidade, investimentos em infraestrutura e logística, ampliação das políticas de apoio à comercialização, além da criação de um sistema unificado de dados e da utilização dos créditos do PIS/COFINS.

Outro assunto relacionado ao setor leiteiro discutido nesta quarta pelos deputados foi a realização de audiência pública para esclarecer as circunstâncias do fechamento das unidades da empresa Lácteos Brasil (LBR) nos municípios de Gaurama, Tapejara e Fazenda Vilanova (RS), São José do Cedro (SC) e Muriaé (RJ). Os deputados aprovaram um requerimento de autoria de Onyx Lorenzoni para que a LBR preste esclarecimento sobre demissões de funcionários e as condições para pagamento de dívidas junto ao BNDES, trabalhadores e produtores de leite.

– O pecuarista, por ser fornecedor, vai para o final da fila dos credores – diz Lorenzoni.

A comissão também aprovou um requerimento de autoria do deputado Beto Faro (PT-PA) para convocação dos ministros da Agricultura, Antônio Andrade (PMDB-MG), e do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas (PT-RS), para realizar um balanço de 10 anos da execução dos Planos Safra da agricultura empresarial e familiar. Faro também propôs que a Comissão da Agricultura da Câmara dos Deputados tenha um representante no recém-criado Conselho Interministerial de Estoques Públicos de Alimentos (Ciep), que é responsável pelas decisões relacionadas à formação de estoques e escoamento da produção. 

Agência Estado
Sair da versão mobile