Subcomissões parlamentares ligadas ao agronegócio retomam os trabalhos nessa terça

Fusão de empresas e concorrência com o leite argentino e uruguaio estão entre as pautas do deputados federaisA Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara dos Deputados, reinstalará três subcomissões ligadas ao agronegócio nesta terça, dia 20. Está prevista a volta dos grupos que tratam de endividamento, do leite e da fusão de empresas. Todas as reuniões devem começar às 15h.

Parlamentares ligados ao grupo que discute as fusões devem ter como pauta os processos de união das empresas Perdigão e Sadia, JBS e Bertin, Marfrig e Seara, Citrosuco e Citrovita.

Importação de leite

A subcomissão relacionada à produção leiteira vai debater medidas contra a crescente importação de leite em pó e derivados lácteos da Argentina e do Uruguai. Na semana passada, deputados reuniram-se com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, para tratar do assunto. Pimentel teria prometido suspender a liberação automática de guias de importação de leite.

– Já conseguimos estabelecer a cota limite de 3,6 mil toneladas para a Argentina, mas é preciso estabelecer limite também para o Uruguai, que está exportando mais de 5 mil toneladas ao mês para o Brasil, quando sua média histórica é de pouco mais de 1 mil toneladas mensais – afirmou o presidente da subcomissão, deputado Domingos Sávio (PSDB-MG).