O criador Ilânio Johner preparou mais de 30 exemplares que devem embarcar nesta quinta, dia 26, para Esteio (RS), onde ocorre a feira. Ele participa há 25 anos e teve suínos premiados em diversas edições. No ano passado, o pavilhão reservado a produtores como ele ficou vazio. Os criadores decidiram não levar os animais por medo que os visitantes pudessem contaminá-los com a gripe A.
? Foi difícil. Realmente houve dias em que a gente quase não tinha palavras para explicar para as pessoas o que estava se passando naquele momento. Graças ao ano que passou isso já está sendo página virada e para 2010 a granja, com certeza, estará lá com força total, mostrando de novo o que se possui de melhor na genética do Rio Grande do Sul ? garante Johner.
Cento e vinte nove suínos foram inscritos para a Expointer deste ano, pouco mais da metade do que em 2008. Eles são de três granjas do Rio Grande do Sul e da Embrapa Suínos e Aves de Concórdia, Santa Catarina. Mesmo com menos exemplares, os criadores esperam superar as vendas daquele ano, quando a comercialização chegou a quase R$ 45 mil.
? Agora, no último mês, o valor do quilo do suíno teve um crescimento. É importante salientar também, não só para os produtores que vão estar lá, mas para a cadeia como um todo, que é importante ter esta vitrine para mostrar o suíno e tudo que representa a suinocultura no Estado ? afirma o assessor da Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (Acsurs), Roberto Vargas.