Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Sumiço de abelhas será estudado em Santa Catarina

Fundação 25 de Julho, em Joinville, reunirá apicultores para apontar medidas de prevençãoHá quatro anos, países europeus e os Estados Unidos constataram que as abelhas estavam sumindo. Neste ano, produtores de mel de Florianópolis e da região sul de Santa Catarina perderam produção. Em Joinville, já foram registrados os primeiros casos de de abelhas que desapareceram.

Para tentar entender o fenômeno, a Fundação 25 de Julho, de Santa Catarina, vai montar uma estação de monitoramento para estudar o comportamento desses insetos. Embora os produtores ainda não tenham tido prejuízo, a estação pretende evitar que isso aconteça.

? Ninguém aqui tem a capacidade ou equipamentos suficientes para entender o que está acontecendo ? diz o técnico agrícola Ingo Weinfurter, responsável pela estação de monitoramento.

O local está sendo preparado perto do prédio da Fundação 25 de Julho, no Distrito de Pirabeiraba. Com as informações, a fundação quer reunir os apicultores para estudar medidas.

Porém, a Associação de Apicultores de Joinville (Apiville) diz que ainda não registrou casos de sumiço de abelhas. O presidente, Nírio Andriolli, mostra ceticismo nas teorias e até mesmo no problema do colapso das colônias.

? Acho que isso tem muito marketing. Todo mundo está sofrendo com os problemas que acontecem na natureza ? acredita.

Um dos motivos para ele não acreditar na teoria é o número de abelhas que a entidade recolhe na região urbana de Joinville. Informou que, no ano passado, foram retirados aproximadamente 500 enxames. Ele espera que a estação de monitoramento possa servir para deixar as abelhas recolhidas.

Sair da versão mobile