Supermercados intensificam inspeção em carnes no Japão

Jornal The Nikkei informa que objetivo das empresas é tranquilizar os consumidoresImportantes redes de supermercados do Japão estão sendo mais rigorosas com os procedimentos de inspeção dos produtos vendidos em suas lojas, numa resposta ao problema da contaminação da carne bovina com radioatividade, de acordo com a edição desta quarta, dia 3, do jornal The Nikkei.

O objetivo das empresas é tranquilizar os consumidores, já que crescem as restrições sobre o transporte de gado no país. A fonte da contaminação parece estar relacionada ao vazamento de césio radioativo do complexo nuclear de Fukushima Dai-ichi, provocado por terremoto e tsunami em março.

A companhia Ito-Yokado Co, subsidiária da Seven & i Holdings, pediu a fornecedores de carne bovina do país que testem todo o gado contra radioatividade. Apenas carnes inspecionadas serão vendidas nas lojas da rede, a partir do dia 10 de agosto. A Izumiya Co afirmou que vai fazer o mesmo.

A Life Corp vai investir 10 milhões de ienes (US$ 129,8 mil) para instalar detectores de radiação em seus centros de processamento e distribuição de carne bovina na Grande Tóquio. Ela planeja começar em setembro inspeções aleatórias de carnes bovinas domésticas. No mês passado, a Aeon Co iniciou testes em todas as carnes de gado produzido por terceiros, vendidas por meio de suas marcas.