Técnica Rural: confinamento é alternativa para evitar efeito sanfona no rebanho em épocas de baixa oferta de pasto

Técnica estimula o ganho de peso do gado, a fim de antecipar o abateO confinamento de gado de corte começou há pouco mais de dez anos no Brasil e vem mostrando resultados promissores. A técnica consiste em levar o gado criado de forma extensiva a partir de uma certa idade para espaços menores e fornecer muita alimentação para estimular o ganho de peso, a fim de antecipar o abate e, consequentemente, o faturamento.

? Quando o bovino atingir cerca de 20, 22 meses, ele vai para o confinamento pesando em torno de 12 arrobas, ou 360 quilos. Na extensiva, você vai demorar 18 meses para ter esse animal gordo. O confinamento isso acontece em 70, 80 dias ? explicou o pecuarista Ricardo Merola.

Enquanto que nos Estados Unidos, 94% dos bois que vão para o abate são de confinamento, no Brasil, a maioria dos rebanhos ainda são de pastagens. Nesse caso, os animais ficam submetidos ao efeito sanfona ? ou perda de peso ? em períodos de baixa oferta de pasto.

A tendência, no entanto, é de que, com o desenvolvimento tecnológico, de máquinas e equipamentos dos últimos anos, o confinamento cresça ainda no Brasil.

Confira todos os programas Técnica Rural na Central de Vídeos do Canal Rural