Um dos maiores diferenciais da pecuária voltada para a produção de leite orgânico é a preocupação com a saúde dos trabalhadores, dos consumidores e com o bem-estar animal. Para isso, os os criadores devem obedecer a normas determinadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.
As principais regras para a produção leiteira orgânica é a não utilização de insumos químicos; a não adubação proveniente de petróleo ou de síntese química; ou de medicamentos alopáticos, como antibióticos, hormônios e venenos contra carrapatos; e da preservação do respeito ao bem-estar animal.
? Os animais precisam estar em um ambiente adequado, limpo, que respeite a natureza, então, não podemos utilizar nenhum tipo de adubo químico nas pastagens ? explicou o produtor, Joe Carlo Valle.
Com um mercado crescente, muitas pessoas buscam um produto diferenciado, de melhor qualidade e segurança, o que tem garantido ótimos negócios aos pecuaristas.
? A gente está conseguindo comercializar todo a nossa produção, que são cerca de 500 litros de leite por dia, em forma de leite pasteurizado, iogurte, queijo frescal, minas padrão e ricota ? revelou a produtora Clevane Ribeiro Valle.
Assista mais programas Técnica Rural na Central de Vídeos do Canal Rural