No Sistema de Produção de Leitões (SPL), o ciclo inicia-se com a gestação da fêmea, que dura 114 dias. A cria dos leitões vai até que os animais atinjam 60 dias ou 22 quilos.
Sempre que possível, os partos devem ser acompanhados por profissionais chamados parteiros. Quando um leitão demora mais que uma hora e meia para nascer, há intervenção do parteiro, através de massagem, medicamento ou até toque vaginal.
? As fêmeas são transferidas, de 2 a 4 dias antes de parir, para um espaço chamado maternidade. Ali, elas vão se adaptando às gaiolas, onde é esperado o momento do parto. No parto, pode ser utilizado algum hormônio de indução. Toda porca tem sua ficha de controle ? explicou médico veterinário, Nilo Chaves de Sá.
Assim que são adotados os cuidados básicos para a sobrevivência dos filhotes,como o corte do cordão umbilical e a limpeza de suas vias respiratórias, é preciso fazer com que os leitões sejam amamentados. É função do parteiro garantir que todo filhote ingira uma quantidade ideal de colostro após o nascimento. O colostro tem anticorpos que vão proteger o leitão contra uma série de doenças.
Assista a todos os programas na Central de Vídeos do Canal Rural