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Técnicos auxiliam consumidores a comprar pescado nos principais mercados do Rio de Janeiro

Objetivo é esclarecer e incentivar a população a aumentar consumo de peixe ao longo de todo o anoPara orientar o consumidor na escolha do pescado, a secretaria estadual de Desenvolvimento Regional, em parceria com a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), promove de quarta, dia 27, a sexta, dia 29, a campanha De Olho no Peixe. A iniciativa foi desenvolvida para o feriado da Semana Santa, quando a venda de frutos do mar chega a dobrar, na comparação o restante do ano.

Funcionários da secretaria estão distribuindo folhetos e adesivos informativos e ajudando a conscientizar a população. O secretário de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, falou sobre esta ajuda na hora da compra.

– Primeiro, queremos conscientizar a população para o consumo do pescado. Estamos ajudando também os consumidores a distinguir os peixes, e ensinando os benefícios que eles podem trazer. Estamos dando apoio ao consumidor no que for preciso no ato da compra.

A campanha quer incentivar o consumo de peixe durante todo o ano, não apenas na Semana Santa.

– Peixe é saudável e tem várias vitaminas. Temos que incentivar o seu consumo no nosso país, mas não apenas na Semana Santa – afirmou Peixoto.

Paralelamente, técnicos da Fiperj explicam as melhores formas de se avaliar o aspecto dos pescados no momento da compra, como explica a pesquisadora de Tecnologia de Pescados, Flávia Calixto.

– Os aspectos que devem ser observados são os olhos para ver se estão transparentes, se a coloração está brilhante, a musculatura deve estar firme e as guelras vermelhas. Estamos distribuindo folders que explicam como comprar o peixe fresco. Em cada região que estamos atuando, tem receitas diferentes, variando com o peixe mais produzido.

Cerca de 70 funcionários de ambas as instituições participam da ação, nos principais mercados de peixe do Estado: Mercado São Pedro, em Niterói; Mercado Produtor da Barra da Tijuca e Peixaria Z; Mercado do Peixe, em Angra dos Reis; Mercado Municipal de Peixes; em Macaé; Mercado Público, Mercado Municipal do Peixe e Mercado de Peixes, na região litorânea.

No ano passado, foram produzidas cerca de 90 mil toneladas de pescado em todo o Estado do Rio. Um estudo feito pela Fiperj constatou que a cidade de Niterói, na região metropolitana, foi o principal ponto de desembarque no Rio de Janeiro, com 35% da produção total, aproximadamente 32 mil toneladas.

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