Funcionários da secretaria estão distribuindo folhetos e adesivos informativos e ajudando a conscientizar a população. O secretário de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, falou sobre esta ajuda na hora da compra.
– Primeiro, queremos conscientizar a população para o consumo do pescado. Estamos ajudando também os consumidores a distinguir os peixes, e ensinando os benefícios que eles podem trazer. Estamos dando apoio ao consumidor no que for preciso no ato da compra.
A campanha quer incentivar o consumo de peixe durante todo o ano, não apenas na Semana Santa.
– Peixe é saudável e tem várias vitaminas. Temos que incentivar o seu consumo no nosso país, mas não apenas na Semana Santa – afirmou Peixoto.
Paralelamente, técnicos da Fiperj explicam as melhores formas de se avaliar o aspecto dos pescados no momento da compra, como explica a pesquisadora de Tecnologia de Pescados, Flávia Calixto.
– Os aspectos que devem ser observados são os olhos para ver se estão transparentes, se a coloração está brilhante, a musculatura deve estar firme e as guelras vermelhas. Estamos distribuindo folders que explicam como comprar o peixe fresco. Em cada região que estamos atuando, tem receitas diferentes, variando com o peixe mais produzido.
Cerca de 70 funcionários de ambas as instituições participam da ação, nos principais mercados de peixe do Estado: Mercado São Pedro, em Niterói; Mercado Produtor da Barra da Tijuca e Peixaria Z; Mercado do Peixe, em Angra dos Reis; Mercado Municipal de Peixes; em Macaé; Mercado Público, Mercado Municipal do Peixe e Mercado de Peixes, na região litorânea.
No ano passado, foram produzidas cerca de 90 mil toneladas de pescado em todo o Estado do Rio. Um estudo feito pela Fiperj constatou que a cidade de Niterói, na região metropolitana, foi o principal ponto de desembarque no Rio de Janeiro, com 35% da produção total, aproximadamente 32 mil toneladas.