Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Técnicos europeus inspecionam fazendas em Mato Grosso do Sul

Equipe vistoria sistema de produção de carne bovina brasileiroUma das quatro equipes da missão técnica europeia que está no Brasil para conferir as condições sanitárias da produção de carne bovina segue os trabalhos de vistoria em Mato Grosso do Sul. No Estado, a expectativa é de que a avaliação dos europeus seja positiva, e possa abrir o caminho para a inclusão de novas fazendas na lista de fornecedores.

Depois de passar por Três Lagoas, a missão chegou à Fazenda Primavera, em Campo Grande. A propriedade é uma das duas no Estado que atendem às regras do Sistema de Rastreabilidade Bovina (Sisbov) e estão autorizadas a vender carne in natura para os países da União Europeia (UE). Em busca de informações, os europeus fizeram várias reuniões com representantes do Ministério da Agricultura e da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro). Checaram as instalações da fazenda e quiseram conferir na prática se as informações registradas em documentos coincidem com as descritas nos brincos dos animais.

? Os europeus querem, com esta conferência, analisar todos os procedimentos de controle sanitário adotados para garantir a qualidade da carne vendida à Europa ? explica a secretária de Produção de Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina da Costa Dias.

Além de auditar as duas fazendas autorizadas a exportar carne bovina in natura para a UE, na visita a Mato Grosso do Sul os europeus ainda quiseram conhecer um frigorífico em Naviraí e uma terceira propriedade, que fica no município de Itaquiraí, na região sul do Estado.

Durante a visita, o Ministério da Agricultura confirmou a inclusão de mais duas fazendas sul-mato-grossenses na lista de fornecedores para a Europa. Agora a expectativa das autoridades é de que uma avaliação positiva dos técnicos europeus possa aumentar a participação dos pecuaristas do Estado nas exportações para o bloco.

Hoje, das 733 fazendas autorizadas a vender carne bovina in natura para os países da União Europeia, quatro são de Mato Grosso do Sul.

Sair da versão mobile