Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Pecuária

Tecnologia transforma amônia produzida no aviário em fertilizante

Além de ajudar a reduzir a produção de amônia, o equipamento também ajuda a diminuir os odores da granja

A amônia é um gás produzido a partir da combinação dos dejetos das aves com o excesso de umidade do ar nos aviários, e pode ser prejudicial para a saúde das aves e dos produtores. Para evitar problemas respiratórios e outros problemas de saúde para os animais, bem como a poluição do meio ambiente, os produtores estão buscando maneiras de reduzir a produção e concentração de amônia em seus aviários.

Uma das soluções encontradas pelos produtores é a ventilação e o manejo da cama das aves, que ajudam a diminuir a produção de amônia no ambiente. Além disso, equipamentos que tratam a amônia antes de ser liberada no meio ambiente também estão sendo utilizados.

Pensando nisso, o médico-veterinário Marcel Hoffaman da Munters criou uma tecnologia capaz de captar a amônia e transformá-la em um líquido que pode ser usado como fertilizante na agricultura, tornando a cadeia produtiva mais sustentável e econômica.

Além de ajudar a reduzir a produção de amônia, o equipamento também ajuda a diminuir os odores da granja, melhorando o ambiente para os trabalhadores e as aves.

“Conseguimos transformar a amônia utilizando ácidos através de uma reação química que acaba virando um fertilizante nitrogenado,” conta Hoffaman.

No entanto, apesar de ser uma solução promissora, a tecnologia ainda não é produzida em escala industrial no Brasil, e é mais comum em outros países do mundo. Devido à baixa demanda no país, ainda não é uma opção viável para a avicultura brasileira.

Amônia

A amônia pode causar aerossaculite nas aves, uma doença que pode levar à condenação total ou parcial da carcaça de frango, causando um grande impacto econômico para as empresas. Por isso, é importante que os produtores busquem soluções para reduzir a produção e concentração do gás em seus aviários.

Sair da versão mobile