Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Tecnologias de tratamento de dejetos da suinocultura e de controle de luz em aviários são destaques da Expointer

Embrapa também apresenta poedeira colonial, que proporciona produção superior a de aves rústicasO público visitante da Expointer 2011 ? que ocorre deste sábado, dia 27, ao dia 4 de setembro, em Esteio, Rio Grande do Sul ? poderá conferir a proposta do Sistema de Tratamento de Efluentes da Suinocultura (Sistrates) e o Controlador Automático de Luminosidade para Aviários (Dimmer IEM-LUX) apresentados pela Embrapa Suínos e Aves de Concórdia, Santa Catarina.

O Sistrates é um processo que integra várias fases para o tratamento de dejetos da suinocultura e permite obter alto nível de tratabilidade destes efluentes. O objetivo é gerar um produto limpo, livre de poluição. Por isso, a base do sistema é o tratamento de nitrogênio e do fósforo dos dejetos. De acordo com o pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, Airton Kunz, uma das vantagens deste sistema é que ele pode ser acoplado a uma das tecnologias mais difundidas no Brasil na área de tratamento de dejetos, que são os biodigestores. Além do controle da poluição do ar, do solo e da água, o Sistrates pode possibilitar o reuso da água na granja ou na piscicultura ou o lançamento do efluente nos corpos d´água.

O processo é considerado uma tecnologia de vanguarda no tratamento ambiental, pois preconiza não somente o tratamento dos resíduos, mas sim toda a produção da granja. O Sistrates é recomendado para granjas tecnificadas, de produção de leitões (UPL) com mais de três mil matrizes, ou que tem problemas de área para aplicação dos dejetos. Também podem ser beneficiários produtores, cooperativas e agroindústrias ou empreendimentos do setor de gás e energia que produzem biogás a partir da biomassa. Outra utilidade para o Sistrates é em projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) e aplicado a efluentes da indústria alimentícia, principalmente abatedouros e processadores de carne. A parceria do sistema é com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Já o Dimmer IEM-LUX é um controlador eletrônico de luminosidade em aviário que possibilita a compensação de luz levando em consideração o conforto das aves. Controlando a intensidade de luz, o produtor pode simular dia e noite, seguindo inclusive os programas de luz estabelecidos para cada linhagem/lote.

? Outra vantagem do aparelho é a memória interna, que permite rastrear a programação de luz utilizada. Ao final do lote pode ser avaliado todo o programa de luz que foi utilizado. Como o Dimmer IEM-LUX faz compensação de luminosidade, garantindo apenas a luz necessária ao ambiente, há uma certa economia de energia. Acreditamos que esse valor pode chegar numa economia de 20%”, comenta o analista. O Dimmer IEM-LUX é resultado de uma parceria com um inventor independente do município de Concórdia, que procurou a Embrapa para testar e validar o equipamento ? explica o analista da Embrapa Suínos e Aves Márcio Saatkamp.

A Embrapa Suínos e Aves também apresenta na Expointer a Poedeira Colonial Embrapa 051, que oferece uma produção bem superior às aves coloniais rústicas. Uma galinha colonial comum produz cerca de 80 ovos a cada ciclo. Já a Embrapa 051 atinge de 280 a 300 ovos. Outra característica da poedeira é que ela também é uma galinha híbrida, considerada de duplo propósito, isto é, com capacidade para produção de ovos pelas fêmeas e de carne pelos machos (abatidos com 120 dias). A poedeira se destina a criações semiconfinadas ou agroecológicas. Apesar de apresentar características coloniais, ela preserva todas as vantagens da avicultura comercial, como o controle sanitário e a garantia de qualidade do produto oferecido ao consumidor. A parceria é com a Gramado Avicultura, que atua na comercialização do produto.

Sair da versão mobile