Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Tendência de queda no preço pago pelo leite preocupa produtores

Na contramão, custo de produção está mais alto e margens de lucro menoresA tendência de queda nos preços pagos pelo leite ao produtor preocupa produtores brasileiros de leite. Além dos valores em baixa, o custo de produção está mais alto e as margens de lucro menores.

De junho do ano passado para junho de 2012, o preço do farelo de soja aumentou 64%, o do caroço de algodão 16% e o fosfato bicalcico 12%. Entre todos os produtos na alimentação do gado, o único que não subiu foi o milho. Com o aumento do salário mínimo, o custo da mão de obra também subiu.

— Do mês passado para cá a gente teve uma redução de 2% no preço do leite — afirma o produtor rural João Vieira.

A indústria pagou R$ 0,92 pelo litro do leite na região de junho na região de Piracicaba, em São Paulo. Para julho o valor está em R$ 0,90. Mesmo assim, o produtor afirma que se o preço continuasse no patamar que está não seria ruim, o problema está na tendência de queda.

Segundo a pesquisadora do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), Aline Ferro, a expectativa é de baixa para os próximos meses.

— Pelo que o Cepea tem apurado, a maior parte dos agentes ainda credita em nova queda de preço para o próximo mês — confirma Aline.

O preço real do leite, considerando a inflação, caiu 5,5% de junho do ano passado para junho desse ano. A queda foi registrada em oito Estados.

— A maior queda de preço aconteceu em Goiás, seguido por Minas Gerais e São Paulo, que é onde os preços ficam um pouco mais elevados. Os Estados do Sul e a Bahia também tiveram queda — afirma a pesquisadora.

Sair da versão mobile