Terras Indígenas de Roraima recebem programa de vacinação contra febre aftosa

Mapa, Funai e ADERR visitam comunidade em Raposa Serra do Sol para imunizar 49 mil cabeças de gadoEquipes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima (ADERR) estão percorrendo comunidades localizadas na Terra Indígena Raposa Serra Sol, em Roraima, para vacinar todos os bovinos contra febre aftosa.

A primeira comunidade visitada pelo Programa foi a Kuropa, no município de Normandia, a 265 km de Boa Vista, composta por 65 indígenas que vivem da agricultura de subsistência e criação de 175 cabeças de gado.

Além da imunização, a equipe também orienta os vaqueiros e demais membros da comunidade sobre outras doenças de bovinos e a maneira correta de tratamento.

Com a meta de vacinar todos as 49 mil cabeças de gado do rebanho na área da Raposa Serra do Sol, a equipe do Mapa, Funai e ADERR visitará outras comunidade indígenas nos municípios de Pacaraíma e Uiramutã até o dia 20 de dezembro. Este é o terceiro ano da parceria, em que cada instituição ajuda com logística, pessoal e doses de vacinas.

De acordo com o técnico do Mapa e coordenador da vacinação na Terra Indígena, Francisco Sales, essa iniciativa é estratégica para que a região se torne oficialmente livre de febre aftosa. Além do mais, a área indígena Raposa Serra do Sol faz fronteira com Guiana e Venezuela, áreas consideradas com incidência da doença.