Com o resultado, Valim conquistou mais uma vaga na final. O ginete classificou animais também nas classificatórias de Camaquã (RS) e Lages (SC). Com SR Tertúlia, Valim já havia tentado a vaga nas seletivas de São Lourenço do Sul e na repescagem de Esteio. Entre os machos, apesar de não ter sido o vencedor, o ginete Cézar Augusto Schell Freire, com Granero Chico, garantiu o nono conjunto da disputa de agosto.
A competição em Brasília começou na Mangueira, com uma prova sem grandes destaques nas fêmeas. Apenas SR Tertúlia conseguiu superar os 18 pontos, nota mínima para garantir uma vaga. Ketacada Tupambaé, do ginete José Fonseca Macedo, três vezes vencedor do Freio de Ouro, saltou da quinta para a segunda posição e foi o destaque da primeira prova do dia. Nos machos, Tamboré do Purunã, do ginete Flávio de Borba Pereira, manteve a vantagem obtida nas preliminares ao final da Mangueira, com Palanqueiro JB de Palermo em segundo lugar.
Na Bayard-Sarmento das fêmeas, alterações só a partir da terceira posição. SR Tertúlia e Ketacada Tupambaé permaneceram nos dois primeiros lugares. Entre os machos, uma punição por reação fez Tamboré do Purunã cair para a vice-liderança, com Palanqueiro JB de Palermo assumindo a ponta. Destaque também para o conjunto Chinchador Rio Negro, que iniciou o domingo na oitava posição e terminou a segunda prova do dia em quarto lugar.
Muitas surpresas na competição das fêmeas na Paleteada. As três duplas que chegaram mais bem pontuadas enfrentaram problemas durante a prova. Mesmo assim, SR Tertúlia confirmou o favoritismo e foi a melhor da classificatória, com Nevada da Ova, do ginete Daniel Cunha, finalizando em segundo lugar e Ketacada Tupambaé em terceiro. Dengosa da Bela Aliança, do ginete Thiago Augusto Habowsky, completou a lista de conjuntos garantidos na grande final.
Entre os machos, mais surpresas. Palanqueiro JB de Palermo, que vinha na liderança, foi desclassificado por corte na barra. Com isso, Tamboré do Purunã recuperou o primeiro lugar, com Granero Chico em segundo, João Louco do Relento em terceiro e Chinchador Rio Nego na quarta posição.
Com o término da classificatória de Brasília, os apaixonados pelo Freio de Ouro aguardam a grande final da competição, marcada para o dia 28 de agosto, no primeiro final de semana da Expointer, em Esteio, no Rio Grande do Sul.
Confira a classificação:
FÊMEAS
1º lugar
SR Tertúlia, Box 20
Cabanha Todos os Santos, Capão da Canoa (RS)
Ginete: Everton de Deus Valim
Nota final: 19,116
2º lugar
Nevada da Oca, Box 18
Cabanha Santiño, Balneário Camboriú (RS)
Ginete: Daniel Cunha
Nota final: 18,192
3º lugar
Ketacada Tupambaé, Box 14
Cabanha Tupambaé, Dom Pedrito (RS)
Ginete: José Fonseca Macedo
Nota final: 18,014
4º lugar
Dengosa da Bela Aliança, Box 09
Cabanha Bela Aliança, São Bento do Sul (SC)
Ginete: Thiago Augusto Habowsky
Nota final: 18,012
MACHOS
1º lugar
Tamboré do Purunã, Box 075
Cabanha Tamboré, São Francisco de Paula (RS)
Ginete: Flávio de Borba Pereira
Nota final: 19,815
2º lugar
Granero Chico, Box 67
Fazenda Passo Velho/ Fundo da Ronda, Bom Jardim da Serra (SC)
Ginete: Cézar Augusto Schell Freire
Nota final: 19,562
3º lugar
João Louco do Relento, Box 62
Cabanha SP Favorita, Viamão (RS)
Ginete: Alexandre Pedroso Grabher
Nota final: 19,022
4º lugar
Cinchador Rio Negro, Box 55
Cabanha Legenda Campeira e Estância Santa Isabel, Canguçu (RS)
Ginete: Miguel Souza
Nota final: 18,998
Saiba mais sobre as classificatórias: