Aberta a partir das 8 horas, a feira disponibilizará 250 vacas e novilhas Girolando, reprodutores e sêmen de touros provados de raças leiteiras. Pecuaristas que desejam adquirir animais utilizando a linha de crédito do Rio Genética, com juros de 2% ao ano e prazo de cinco anos para pagamento, com um ano de carência, devem se habilitar junto aos escritórios da Emater-Rio e as agências do Banco do Brasil.
De acordo com o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, a fórmula de sucesso do Programa Rio Genética alia a democratização do acesso de pequenos produtores a animais de qualidade à facilidade de crédito. As feiras integram a política do governo do Estado para promover o fortalecimento do setor e dobrar a produção leiteira do Rio de Janeiro, alcançando um bilhão de litros até 2015.
? Estamos fomentando a melhoria dos rebanhos e o aumento da produção leiteira. Esta é uma atividade que envolve a geração de muitos empregos e por isso temos contado com o total apoio do governador Sérgio Cabral para incentivá-la. A inauguração, em breve, da nova indústria da Nestlé em Três Rios vai fortalecer a produção de leite na região, demandando o produto em qualidade e quantidade ? frisou Áureo.
A visitação aos animais que serão comercializados poderá ser feita a partir das 8 horas. Às 11 horas, começam a ser recebidas as propostas dos interessados em cada lote. As vendas serão oficializadas com a abertura dos envelopes para aqueles que apresentarem as maiores ofertas. Em caso de empate, será aberto um novo processo de compra entre aqueles que ofereceram o mesmo valor. A maior oferta verbal apresentada será a vencedora. Cada comprador poderá adquirir, no máximo, 12 animais, respeitando o teto do valor de financiamento do programa, de R$ 50 mil por produtor.