? A alta recente do dólar ajuda na competitividade da carne de frango brasileira no exterior, mas o problema é a volatilidade. Essa insegurança de não saber o limite de alta e baixa da moeda norte-americana ? disse.
Turra também comentou sobre a política de juros brasileira.
? Juros altos no Brasil para atrair dólar especulativo é problema e não solução. Tem é que ter estímulo para criar poupança interna e não permitir mais a entrada de dólar especulativo no país ? opinou.
O executivo estimou exportações de carne de frango de US$ 8 bilhões em 2011. O volume embarcado deve crescer, segundo ele, de 3% a 5% ante o ano passado. Com relação ao milho, o presidente executivo da Ubabef prevê que o Brasil terá uma safra “boa” se o clima permitir. Ele defendeu a comercialização da safra, sem formação de estoques.
? Não precisamos ter estoques para especular e sim para desovar e aliviar o alto custo de produção atual do setor ? afirmou.
Mesmo com uma perspectiva favorável para a safra do grão, Turra prevê que o preço do milho e de outros grãos no mercado internacional será firme.
? A tendência é de que todas as commodities fiquem nos patamares elevados atuais, até porque os estoques no mundo estão baixos ? disse.