Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Ubabef defende mais recursos para a defesa agropecuária

Entidade aponta sanidade animal como um patrimônio nacionalO presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (UBABEF), Francisco Turra, manifestou preocupação sobre notícias indicando uma redução do orçamento destinado ao sistema brasileiro de defesa agropecuária.

– Está havendo pouca compreensão com relação ao tema sanidade, um verdadeiro patrimônio nacional. Trata-se de um dos pilares para a posição do Brasil, hoje, como um dos grandes fornecedores de proteína animal para todo o mundo – enfatizou.

Turra destacou o impacto negativo para as exportações brasileiras de carnes sempre que circulam boatos infundados sobre problemas de ordem sanitária.

– No caso do frango, por exemplo, jamais tivemos um caso de gripe aviária. O Brasil é o único, entre os principais produtores avícolas, que exibe esse invejável status – explicou.

Segundo informações divulgadas na imprensa, o montante de recursos disponíveis para financiar o sistema brasileiro de defesa agropecuária em 2013 pode reduzir 17,6%, caindo de R$ 295 milhões para R$ 243 milhões.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, segundo as informações publicadas pela imprensa, estaria buscando contratar 300 técnicos de laboratório, cerca de 200 fiscais agropecuários federais e de 300 agentes de inspeção sanitária. Hoje, o Ministério da Agricultura, segundo essas informações, possui 1.793 agentes de inspeção sanitária, 3.209 fiscais agropecuários e 94 técnicos de laboratório.

– Precisamos preservar nosso elevado status sanitário no setor agropecuário – defendeu Turra. 

Sair da versão mobile