Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Ubabef reforça necessidade de acordo com União Europeia para manter comércio

Presidente da Ubabef, Francisco Turra, se preocupa com a notícia de que a UE planeja diminuir o volume de cotas de importação de frango existentes para o MercosulO presidente executivo da União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Francisco Turra, reiterou a necessidade de um acordo bilateral entre Brasil e União Europeia para que as exportações ao bloco econômico não recuem. Esse pleito vem da preocupação do executivo com a notícia de que a União Europeia planeja diminuir o volume de cotas de importação de carne de frango existentes para os países do Mercosul - afetando o Brasil - antes de fechar acordos setoriais com os Estados Unidos e o Canadá, cujas c

>> Leia mais notícias sobre aves

– Infelizmente pouco ou nada se faz para avançar em um acordo bilateral entre Brasil e União Europeia. Simplesmente não é concebível que percamos mercados conquistados com tanto empenho por motivos como indolência ou omissão – disse em nota.

Segundo ele, as negociações entre Mercosul e União Europeia se arrastam desde 2000, sem um resultado concreto, o que provoca distorções. O executivo citou que, desde 2002, o Chile mantém acordo de associação com a UE e exporta peito de frango salgado sem qualquer restrição, pagando uma tarifa de 15,4%.

– É preciso mudar o foco e recorrer ao que se chama, no comércio internacional, de early harvest: um acordo fechado em partes, sem a necessidade de finalizar todos os temas para que entre em vigor. O Brasil adotaria primeiro a iniciativa, que depois poderia ser adotada pelos demais países do Mercosul – defendeu Turra.

Agência Estado
Sair da versão mobile