Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Ubabef vai recorrer contra taxas impostas pela África do Sul sobre exportações de frango do Brasil

País africano importa 12,5% da produção brasileiraA União Brasileira de Avicultura (Ubabef) vai recorrer contra as medidas antidumping adotadas pela África do Sul. Desde sexta, dia 10, os sul-africanos aumentaram a taxação sobre as exportações de frango do Brasil. Representantes do setor se reuniram nesta segunda, dia 13, no Brasil para decidir o que vai ser feito.

O processo de investigação foi aberto pela Associação de Produtores da África do Sul em junho de 2011. A denúncia dos sul-africanos é de que o Brasil estaria vendendo lá os produtos mais caros do que no mercado interno, o que caracterizaria dumping. Com isso, estaria prejudicando a produção local.

Enquanto as empresas brasileiras recorrem, os sul-africanos editaram uma medida provisória aumentando as taxas de exportação sobre os produtos. Dois especificamente foram taxados: cortes desossados, com 46,49% a mais, e frango inteiro, que teve ser valor elevado em 62,93%. A medida causa um impacto de US$ 70 milhões de prejuízo por ano.

A África do Sul importa do Brasil quase 200 mil toneladas de frango por ano. Em 2001, a participação do país nas vendas ao exterior era de 5%. Hoje, chega a 12,5%. As sobretaxas impostas pela África do Sul valem até 10 de agosto.

Sair da versão mobile