União Europeia pede que Rússia volte a importar carnes após entrada na OMC

Expectativa do bloco é que notificação formal leve país a respeitar acordo da organização sobre medidas sanitárias e fitossanitáriasA Comissão Europeia alertou a Rússia nesta quinta, dia 23, para que acabe com a restrição de importações de bovinos e suínos vivos provenientes de certos países da União Europeia (UE), caso contrário levará o questionamento à Organização Mundial do Comércio (OMC). Segundo o porta-voz da comissão de agricultura da UE, Roger Waite, espera-se que a notificação formal à Rússia nesta quarta levará os russos a "respeitarem os princípios básicos" de um acordo da OMC sobre a forma como os governos podem

O porta-voz acrescentou que, para cumprir as normas da OMC, depois de um processo de 18 anos para aderir à organização, a Rússia precisa “remover restrições injustificadas”. Inicialmente, a proibição foi imposta por preocupações com o vírus Schmallenberg.

A Comissão avalia que as preocupações com o vírus se referem à Holanda, Alemanha e, em muito menor intensidade, à França. O bloqueio russo sobre suínos para abate e engorda se volta a países da antiga União Soviética, como Estônia, Letônia e Lituânia.