Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

União Europeia reconhece controle de resíduos animais do Brasil, segundo Ministério da Agricultura

Órgão explica que país assume plena vigilância dos resíduos de medicamentos veterinários em sua produção de bovinos, aves, equinos, aquicultura e melO Ministério da Agricultura informou nesta quinta, dia 14, que a União Europeia confirmou a equivalência do Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes (PNCRC/Animal) do Brasil. Segundo a nota, a decisão publicada no diário oficial da União Europeia de quarta mantém a equivalência para o PNCRC bovinos, aves, equinos, aquicultura (peixe e camarão) e mel.

O Ministério explica que o anúncio significa que o Brasil tem plena vigilância dos resíduos de medicamentos veterinários em sua produção, podendo assim exportar produtos de origem animal provenientes das espécies aprovadas para o bloco. A avaliação dos programas de monitoramento dos países terceiros é feita anualmente pelo Escritório Veterinário e de Alimentos (FVO, sigla em inglês) da UE desde 1996. Os resultados definem a admissão, manutenção ou suspensão na lista de nações autorizadas a comercializar com o continente.

O coordenador de Resíduos e Contaminantes do Ministério da Agricultura, Leandro Feijó, diz que a aprovação é muito importante para o Brasil, pois a União Europeia é tida como modelo no que se refere a controle de resíduos em produtos de origem animal.

– Muitos mercados levam isso em consideração, o que pode facilitar o país na hora de firmar e manter acordos sanitários internacionais – destaca Feijó.

O próximo desafio do Ministério da Agricultura será concluir as ações para solicitação de equivalência para suínos, ovos, leite e avestruz. O PNCRC suínos está em estágio avançado e deverá ser concluído este ano, mas ainda depende de algumas adequações em relação à produção de carnes sem ractopamina (aditivo promotor do crescimento de animais vivos). O Plano também deverá ser estendido futuramente para as cadeias de caprinos e ovinos.

Sair da versão mobile