Vacinação de bois e búfalos contra febre aftosa segue até o final de maio em Goiás

Na primeira etapa, todos os animais devem ser vacinados. Em novembro, serão imunizados apenas os menores de 24 mesesQuase 21 milhões de bois e búfalos criados em Goiás devem receber a vacina contra a febre aftosa até 31 de maio. A expectativa para essa primeira etapa da vacinação é que todo o rebanho seja vacinado. Para a segunda etapa, em novembro, o Ministério da Agricultura modificou a estratégia no Estado e obrigará apenas a vacinação de animais com menos de 24 meses.

Goiás tem 124,6 mil propriedades rurais com bovinos e/ou bubalinos.

? A meta é obter cobertura vacinal acima dos da última campanha oficial, demonstrando um engajamento crescente do produtor goiano ? destaca a chefe do Serviço de Saúde Animal do Estado, Cecilia Paula Dezan. A cobertura em Goiás, em novembro de 2010, ficou em 97,6%.

Nos municípios onde os índices vacinais ficaram abaixo da média do estado, serão organizadas ações educativas, com enfoque na realização de vacinações assistidas.

? Até o momento foram distribuídos cinco mil cartazes e 220 mil folders ? afirma a chefe do serviço no Estado.

Além disso, o ministério tem promovido palestras voltadas aos produtores rurais sobre a importância da vacinação e do controle e erradicação da febre aftosa.

Após vacinar o rebanho, os produtores devem levar a Declaração de vacinação e a cópia da nota fiscal da compra da vacina à Unidade Local da Agrodefesa. O prazo é até cinco dias após a vacinação dos animais, nos 237 escritórios da Agrodefesa no Estado, distribuídos em 12 regionais.

Goiás tem o quarto maior rebanho do país, atrás apenas de Mato Grosso, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.  Desde 1995, o Estado não registra casos de febre aftosa. A abertura da campanha foi no dia 29 de abril, com a presença do governador Marconi Perillo, em uma propriedade rural  localizada em Cidade de Goiás.