Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Vacinação contra aftosa em Mato Grosso do Sul acontecerá em novembro

Medida deve abranger todo rebanho do Estado, de mamando a caducandoA Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) definiu que a vacinação contra febre aftosa em Mato Grosso do Sul, excepcionalmente para o mês de novembro de 2011, deverá abranger todo rebanho - de mamando a caducando. Conforme a Portaria, o pecuarista deve seguir o seguinte calendário: 1º a 30 de novembro nas regiões do planalto e zona de fronteira (antiga ZAV). Já no pantanal - optante por esta etapa - o calendário é de 1º de novembro a 15 de dezembro.  

Em continuidade aos trabalhos de “ajuste do rebanho”, iniciado na etapa de maio, a Portaria traz também a orientação aos produtores pantaneiros que, após a efetiva vacinação dos animais das propriedades da região, é obrigatório o preenchimento da Declaração de Estoque Efetivo de Animais Bovinos e Bubalinos. Da mesma forma a Iagro alerta os produtores que, por motivo da enchente, ainda não vacinaram seus rebanhos, deverão fazê-lo nos mesmos prazos estabelecidos para os optantes de novembro.

Para preencher a declaração o produtor deverá acessar o site da Secretaria de Estado de Fazenda e imprimir duas vias, assinar, reconhecer firma e entregar com o comprovante de vacinação (CT-13) em qualquer Agência Fazendária (Agenfa). A medida tem objetivo de unificar as informações da Iagro e da Secretaria de Fazenda (Sefaz) sobre o rebanho bovino e bubalino existente em cada propriedade.

A alteração no calendário de vacinação leva em consideração a Instrução Normativa Ministerial Nº. 44 de 2 de outubro de 2007, Nota Técnica DSA nº 112 de 28 de setembro de 2011 e a recomendação da Coordenação Geral das ações de prevenção para febre aftosa, conforme Portaria SFA/MS 183, de 23 de setembro de 2011 ? Relatório de Atividades de 27 de setembro de 2011 e, considerando a Lei Estadual Nº. 3.983, de 16 de dezembro de 2010.

Sair da versão mobile