Serão 3,5 milhões de animais imunizados, segundo o chefe do Serviço de Doenças Vesiculares da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio, Fernando Groff. Os produtores com até 50 cabeças, inscritos no Pronaf, receberão a vacina de graça do Governo do Estado. Os demais deverão retirar a autorização para compra das doses na Inspetoria Veterinária e Zootécnica (IVZ) que atende o município.
Neste sentido, Groff lembra que os produtores têm até sete de dezembro para comprovar, nas Inspetorias Veterinárias, a aplicação das doses no seu rebanho.
Atendendo às reivindicações dos pecuaristas sobre a época de vacinação dos rebanhos contra a Febre Aftosa, que até 2008 ocorria em janeiro e junho, foi feita a mudança no calendário. Assim, em 2009, as vacinas estão sendo aplicadas em três etapas: janeiro, maio e novembro, para que no período de transição os animais fiquem imunes.
Em 2010, o novo calendário entrará em vigor no RS: a vacinação será feita em maio (todo rebanho) e novembro (animais até 24 meses) como já ocorre na maioria dos demais estados brasileiros que vacinam o gado contra a doença.