Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Vacinação contra aftosa terá prazo ampliado no Rio Grande do Sul

Estado define na próxima semana novo calendário de reforçoA vacinação contra a febre aftosa de bovinos e búfalos com até 24 meses de idade será prorrogada no Rio Grande do Sul.

As chuvas e a burocracia que atrasou a compra das doses distribuídas gratuitamente aos produtores geraram a necessidade de postergação em municípios da metade norte do Estado.

A imunização é importante para garantir a sanidade do rebanho e a qualidade da carne aos consumidores.

Mas para que o período seja prorrogado é preciso uma autorização do Ministério da Agricultura. O pedido para que isso ocorra será encaminhado provavelmente na próxima semana, quando será definido o novo período. O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado, Elton Weber, acredita que seriam necessários pelo menos 30 dias de adiamento. Pelo calendário oficial, o reforço do rebanho jovem deveria ocorrer de 2 a 30 junho.

Apesar do atraso no cronograma, o chefe de fiscalização do Departamento de Produção Animal da Secretaria da Agricultura, Fernando Groff, garante que não deve haver prejuízo ao produtor devido a uma menor concentração de rebanho de cria na região.

As doses que faltavam chegam ao Estado nesta segunda-feira, dia 23. Foram compradas 1,3 milhão de vacinas para distribuição até quarta-feira. Têm direito ao benefício agricultores familiares com até 50 animais, que se enquadram nas regras do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

A expectativa é pela imunização de 5 milhões de animais, o que representaria cerca de 40% do rebanho, calcula Groff. O objetivo da Secretaria da Agricultura é superar o índice de 89,89% do ano passado.

Sair da versão mobile