Vacinação contra brucelose bovina tem o maior índice desde 2008 em Minas Gerais

Ação obrigatória é considerada uma das principais medidas estabelecidas pelo PNCEBTO Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) vacinou 1.913.546 bezerras contra brucelose no ano de 2010. Com esse número, Minas obteve um índice de 85% de vacinação, o melhor resultado dos últimos três anos. Em 2008 e 2009, os índices foram de 77% e 80%, respectivamente. O recorde foi em 2006, quando o índice de vacinação chegou a 86%.

As coordenadorias regionais do IMA de Almenara, Curvelo, Uberlândia e Unaí atingiram 90% de vacinação contra a doença. Essas abrangem 102 municípios das regiões Central, Vale do Jequitinhonha, Triângulo e Noroeste do Estado. Os programas sanitários estipulam meta mínima a ser alcançada de 80% de vacinação. Em Minas, a meta do IMA é imunizar, no mínimo, 90% de bezerras por município.

A vacinação contra a brucelose é obrigatória, sendo uma das principais medidas estabelecidas pelo Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose (PNCEBT) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O programa é de adesão voluntária e tem como objetivo baixar a prevalência e incidência de novos casos de brucelose e tuberculose bovina, bem como certificar propriedades como livres dessas doenças.

O diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, afirma que a vacinação é a principal medida de combate a brucelose e faz um alerta quanto à importância da certificação de propriedades no programa PNCEBT.

? A adesão do produtor à certificação de propriedades livres ou monitoradas proporciona redução dos prejuízos ocasionados pela brucelose e tuberculose, maior credibilidade sanitária, além de agregar valor aos produtos lácteos e derivados de carnes ? comenta Altino.

O IMA, órgão vinculado a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), é responsável pela execução das ações de defesa sanitária animal em Minas e adota, desde 2001, os procedimentos previstos no PNCEBT, como a coordenação e controle da vacinação contra brucelose em bezerras de 3 a 8 meses de idade.