Ter um animal premiado na Feileite é o objetivo da maior parte dos criadores que participam do evento. A junção em um mesmo espaço de animais de diversas raças de todo o Brasil é um bom termômetro para avaliar o rebanho.
? Uma exposição possibilita uma grande comparação de vários trabalhos de regiões diferentes e de manejos diferentes. Para um expositor, ver o seu animal ganhar é a consolidação dos seus conceitos, que está certo. E quando ele perde, ele também ganha porque vê em que parte está falhando, onde pode melhorar ? explica o presidente da Associação de Girolando, José Donato Dias Filho.
O prestígio de receber uma premiação de grande campeonato se traduz financeiramente para os criadores.
? Os touros que são campeões na feira tem uma margem de 20% a 30% de aumento no valor desse animal. Alguns animais superiores que são novos já chegam a 100% de aumento no seu valor de mercado. Quanto ao sêmem, eles ficam bem mais procurados. Todo mundo quer o sêmem do animal campeão ? conta o gerente da CRI Genética, Henrique Rocha.
Os melhores animais são preparados desde pequenos para participar de eventos. Eles são acostumados à música alta, às luzes, à grande concentração de pessoas e, acima de tudo, a se comportar bem na pista.
? Esses animais aumentam o ganho de produção, eficiência produtiva e reprodutiva. Então você está fazendo uma seleção genética desses animais superiores. Por isso a grande importância de você estar tendo esses julgamentos ? conclui Rocha.