EVENTO

Victor Paulo Silva Miranda assume presidência da ACNB

Além de Miranda, também tomou posse a nova diretoria da ACNB para o biênio 2023-2025

Na noite desta segunda-feira (18), pecuaristas de todas as regiões do país prestigiaram a posse da nova diretoria da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) para o biênio 2023/2025.

O evento também marcou a posse do novo presidente da associação, Victor Paulo Silva Miranda.

A finalidade da ACNB é integrar ainda mais os criadores em torno de um objetivo comum: fortalecer e defender a raça nelore.

Durante a cerimônia, Victor Paulo Silva Miranda, presidente da ACNB, destacou a importância de acelerar e aumentar o circuito de abates técnicos e os dias de campo, demonstrando a necessidade de produzir carne de qualidade com precocidade, respeitando a questão ambiental.

Ele ressaltou que essa demanda não se limita apenas à Europa, mas abrange todos os países, o que coloca o Brasil em uma posição privilegiada para suprir a crescente demanda mundial por carne de qualidade.

“Eu acho que vai ser uma exigência não só da Europa, mas de todos os países. Então, eu acho que o Brasil tem potencial enorme de produção de carne de qualidade para poder abastecer os países europeus. Tem mais de 100 países que são importadores da carne brasileira”, afirmou Victor Paulo Silva Miranda.

O foco da nova gestão da ACNB, sob a liderança de Victor Paulo Silva Miranda, é reforçar a importância do nelore para a pecuária brasileira, mantendo o compromisso com as diretrizes de qualidade e sustentabilidade estabelecidas anteriormente.

Gabriel Garcia Cid, presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), parceira importante da ACNB, também esteve presente na posse e ressaltou a relevância do nelore para a produção de carne no país: “A nelore é um dos pilares da produção de carne no Brasil, e essa genética é fundamental para garantir o bem-estar animal, a sustentabilidade e o aumento da produtividade”, afirmou.

Segundo dados do IBGE, no primeiro trimestre de 2023, o abate de bovinos no Brasil totalizou 7,31 milhões de cabeças, representando um aumento de 4,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. A raça nelore compõe pelo menos 80% do rebanho de corte nacional.

A nova gestão da ACNB tem como promessa seguir o mesmo princípio e ritmo da gestão anterior, buscando aumentar ainda mais a participação dos criadores. Para isso, conta com parcerias importantes, como ABCZ, Mapa e CNA.

Victor Paulo Silva Miranda reforçou o compromisso de expandir as atividades da associação para países do Mercosul, demonstrando a qualidade do nelore nacional e sua relevância para o mercado internacional.

Nabih Amin, ex-presidente da ACNB, avaliou seu período à frente da instituição como um trabalho de valorização contínua da raça nelore no Brasil.

Para ele, o patamar da raça no país se transformou e sua importância é indiscutível.

“Aqui no Brasil, nelore é sinônimo de pecuária brasileira pela importância, pelo trabalho que os neloristas realizam, especialmente pelo que representa dentro da economia do nosso país, gerando renda, emprego, divisas e honra para aqueles que praticam dessa atividade”, disse Amin.

Com a posse da nova diretoria, a ACNB reafirma seu compromisso de continuar impulsionando a pecuária brasileira por meio da valorização e aprimoramento da raça nelore, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do setor e atendendo às exigências crescentes do mercado nacional e internacional.

Além de Miranda, também tomou posse a nova diretoria da ACNB para o biênio 2023-2025:

  • Presidente: Victor Paulo Silva Miranda
  • Primeiro vice-presidente: Nabih Amin El Aouar
  • Segundo vice-presidente: Paulo de Castro Marques
  • Terceiro vice-presidente: Felipe Carneiro Monteiro Picciani
  • Diretor: Adilton Boff Cardoso
  • Diretor: André Ribeiro Bartocci
  • Diretor: Bruno Abreu Leão
  • Diretor: Gilson de Souza Kyt
  • Diretor: João Leopoldino Neto
  • Diretor: Luiz Carlos Marino
  • Diretor: Raphael Zoller
  • Diretor: Romildo Antônio da Costa
Nova diretoria da ACNB para o biênio 2023-2025. Foto: Canal Rural
Nova diretoria da ACNB para o biênio 2023-2025. Foto: Canal Rural