O secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, Arnaldo Jardim, afirmou que a indústria frigorífica paulista é “consistente, com princípios respeitados de sanidade”, e o sistema de vigilância da pecuária é eficaz. No entanto, Jardim admitiu que o sistema não é perfeito e é possível encontrar problemas nas ações da fiscalização na cadeia de proteína animal.
“Nunca achamos que o sistema é perfeito. Poderão surgir problemas, mas a dificuldade é quando generaliza esse problema que compromete uma indústria inteira”, disse Jardim ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado. “A indústria é consistente, com princípios de sanidade respeitados, e há um sistema eficaz de vigilância. Mas malandragem sempre vai ter, é intrínseco ao ser humano, infelizmente.”
Nesta quinta-feira, dia 6, o secretário executivo do Ministério da Agricultura, Eumar Novacki, disse, em Brasília que a força-tarefa criada pela pasta após a operação Carne Fraca, da Polícia Federal, concluiu antes do previsto a auditoria nos 21 estabelecimentos que foram alvo das investigações, nos estados do Paraná, Goiás e Santa Catarina. Novacki disse que o calendário de fiscalizações em outros estados foi antecipado, com a inclusão de ações em São Paulo. Além do Estado, a atuação será em Pernambuco, Bahia, Tocantins, Rio de Janeiro e novamente em Santa Catarina, que teve apenas uma unidade investigada.