Vírus epidêmico de diarreia suína não apresenta ameaça à saúde humana

Doença ainda não chegou ao Brasil, mas, segundo especialista, país não está livre da ocorrência da epidemia que atingiu os Estados Unidos no último anoA médica veterinária da Bayer, Eliana Dantas, participou nesta quarta, dia 29, do quadro Dr. Pecuária do Jornal da Pecuária e falou sobre o vírus epidêmico de diarreia suína (PED). A doença provoca anorexia, vômitos e diarreia, além de ser fatal para suínos jovens.  A especialista assegura que o vírus não apresenta ameaça à saúde humana ou à segurança dos alimentos.

>> Confira outras notícias sobre suínos

O vírus ainda não chegou ao Brasil. Mas, segundo Eliana, o país não está livre da ocorrência da epidemia. Desde 2005, os surtos da doença tornaram-se um problema para as indústrias do setor. Em 2013, a doença chegou aos Estados Unidos e se espalhou rapidamente por 23 Estados norte-americanos, onde a estimativa de perdas é de 2 milhões de animais.

>> Disseminação de vírus ameaça elevar custo da carne suína nos Estados Unidos

– O que nos preocup, é que nos EUA ainda não conseguiram identificar qual foi a real fonte de infecção, como o vírus conseguiu entrar naquele país. Ainda há um mistério de como essa transmissão pode ser feita, por isso precisa ser feita uma vigilância muito grande, regras de biossegurança, cuidado no transportes de animais – alertou Eliana.

Confira a entrevista com a médica veterinária na íntegra:

Clique aqui para ver o vídeo