Viu esta? Operação quer apreender 6 mil cabeças de gado e doar carne para o RS Paste this at the end of the tag in your AMP page, but only if missing and only once.

MAIS LIDA

Viu esta? Operação quer apreender 6 mil cabeças de gado e doar carne para o RS

Segundo o MPF, há cerca de 100 mil cabeças de gado na Floresta Nacional do Jamanxim, em Novo Progresso, no Pará

Ibama, gado, Pará, terra indigena
Foto: Divulgação/Ibama

Uma operação emergencial para retirada de gado criado ilegalmente na Floresta Nacional (Flona) do Jamanxim, em Novo Progresso (PA), deve começar na próxima semana. Essa notícia, publicada na última terça-feira (14), foi uma das mais lidas da semana.

A ação é uma resposta a uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF) e será realizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação (ICMBio) e pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará).

Segundo autoridades, eles podem destinar a carne do gado apreendido à população afetada pelas recentes enchentes no Rio Grande do Sul, o que já teve a autorização da Adepará.

Gado vendido

Segundo o MPF, a Flona do Jamanxim é uma das unidades de conservação mais desmatadas do país. Desde a sua criação, em 2006, uma área equivalente a 115 mil campos de futebol foi convertida em pastagem ilegal, segundo o ICMBio.

Na Flona do Jamanxim e em outras duas Flonas próximas (Crepori e Itaituba II), há cerca de 100 mil cabeças de gado, sendo que aproximadamente 85% das vendas são de animais criados na Flona do Jamanxim.

O MPF reforçou a necessidade de autuar e multar nos casos em que for evidenciada fraude sanitária.

O Ministério Público Federal (MPF) recomendou a operação e também pediu a demolição de estruturas ilegais e a instalação de uma base de fiscalização permanente na área.

Sair da versão mobile