Com o touro sindi, a escolha da terceira raça para cruzamento com novilhas F1 angus x nelore é uma decisão estratégica para pecuaristas que buscam otimizar o ganho de peso e a adaptabilidade dos animais em regime de pastagem.
A reportagem, originalmente escrita pelo jornalista Fábio Moitinho, foi a mais lida do Giro do Boi, programa que vai ao ar diariamente na tela do Canal Rural. Assista ao vídeo abaixo e confira as recomendações:
No quadro “Giro do Boi Responde”, o zootecnista e especialista em cruzamento industrial Alexandre Zadra esclareceu a dúvida do produtor Eliezer Cardoso, do Sul da Bahia, que considera utilizar o touro sindi sobre essas novilhas para produzir animais de ciclo terminal.
Sindi: uma boa opção, mas com ressalvas
O touro sindi pode ser uma alternativa interessante, pois contribui com heterose, adaptabilidade e rusticidade.
Como é um zebuíno de menor porte, quando cruzado com a F1 angus x nelore, gera bezerros bem adaptados, com bom peso na desmama e fêmeas que podem ser utilizadas como matrizes.
Além disso, a carne produzida pode ser valorizada em programas de qualidade, como o 1953 da JBS, que premia animais jovens e bem acabados.
Outras alternativas
Apesar das vantagens do sindi, Zadra explica que há opções que podem maximizar a complementariedade genética e aumentar o rendimento da produção:
- Caracu: uma excelente escolha, pois oferece bom ganho de peso, adaptabilidade ao calor e animais com pelo curto, ideais para sistemas a pasto. Além disso, a carne dos tricross caracu pode receber prêmio em programas de qualidade.
- Outro zebuíno de maior porte: se o objetivo for produzir bezerros com maior peso e rendimento de carcaça, raças zebuínas como tabapuã ou brahman também podem ser opções interessantes.
Independentemente da escolha, o especialista reforça que a decisão deve considerar o tamanho da fêmea F1, o sistema de engorda e as condições climáticas e de manejo da propriedade.
O cruzamento bem planejado pode resultar em animais precoces, produtivos e com alto valor de mercado, otimizando a lucratividade do pecuarista.
Tem dúvidas? Envie sua pergunta
Você também pode obter resposta à sua pergunta sobre qualquer dúvida que tiver na fazenda.
Envie para o quadro Giro do Boi Responde no link do WhatsApp do Giro do Boi, pelo número (11) 93310-7346 ou ainda pelo e-mail [email protected].