Nascido nas terras altas do norte de Portugal, nas regiões do Minho e Barroso, o boi barrosã se destaca por sua rusticidade e capacidade de adaptação ao clima montanhoso da região.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Sua pelagem castanha, variando em tons avermelhados, apastelados ou até mesmo acerejados, o torna um animal único e facilmente reconhecível.
Chifres imponentes em forma de lira completam a majestade do barrosã, rendendo-lhe o título de “boi mais bonito do planeta” por muitos especialistas.
É uma raça de dupla aptidão. É um boi utilizado para o trabalho e para a produção de carne.
A raça já foi destaque do quadro “Raças a suas Curiosidades”, do programa Giro do Boi.
Forte e dócil, ele auxilia na agricultura, arando a terra e preparando o terreno para o plantio nas encostas e montanhas da região norte de Portugal.
A carne do barrosã, com Denominação de Origem Protegida, recebe reconhecimento por seu sabor marcante, alta qualidade e rastreabilidade, atendendo aos mais rigorosos padrões europeus.
A Denominação de Origem Protegida é uma chancela concedida ao gado produzido em uma indicação geográfica específica, determinada, regulamentada e controlada pela legislação da União Europeia.