O noticiário de pecuária teve uma semana movimentada, principalmente na variação da arroba do boi gordo que teve uma pausa na queda e conseguiu registrar alguma alta nos últimos dias. Além disso, entre os assuntos mais acessados está a história de um casal que encontrou a fórmula para ter uma fazenda de pecuária em família, uma ferramenta da Embrapa que ajuda a catalogar o qualidade da carcaça e a eficiência de alguns municípios brasileiros na produção de leite.
Confira, abaixo, as cinco notícias mais lidas da semana em pecuária:
5º – Casal de veterinária e zootecnista indica caminho para o sucesso da pecuária em família
Conheça a história da médica veterinária e pecuarista Carla Marcussi, proprietária da Fazenda Santa Lúcia, no município de Ribas do Rio Pardo, Mato Grosso do Sul, e doo zootecnista Leonardo Batista de Oliveira, seu esposo, que juntos administram da fazenda. Leia mais!
4º – Como saber se o boi está pronto para abate? Régua da Embrapa ajuda pecuarista
Trata-se de um conjunto de duas réguas articuladas (clique na foto abaixo para ampliar) e que, em contato com a garupa do bovino, formam um ângulo e, conforme sua configuração, aponta se o animal está com cobertura de gordura ausente ou escassa (cor vermelha), mediana ou uniforme (cor verde) ou excessiva (cor amarela); confira
3º – Arroba bovina: Ministério da Agricultura diz que preço caiu 5% em janeiro
Redução na demanda interna e queda no volume de exportações para a China estariam provocando recuo das cotações no varejo. Saiba mais!
2º – Leite: municípios brasileiros atingem padrão europeu de produção
Nessas localidades, a produtividade atingiu volumes acima de 6 mil litros por vaca. Outros 350 atingiram produtividade média superior à da Nova Zelândia, de 4 mil litros. Leia mais!
1º – ‘Queda no preço do boi deve ter chegado ao limite’
Na avaliação da Safras & Mercado, os frigoríficos já encontram dificuldade na composição de suas escalas de abate após a última rodada de queda dos preços; confira as cotações. Leia mais!