No Giro do Boi da última sexta, 22, o médico veterinário e professor Guilherme Vieira, criador das plataformas Farmácia na Fazenda e do Semiconfinamento.com.br, ajudou uma telespectadora da cidade de Congonhinhas, no Paraná, que tem um bezerro com problema de sanidade.
“Tenho um bezerro da raça jersey, ele tem 40 dias de vida. O que ocorre é que devido a ele ter urinado nas patas traseiras, o pelo caiu, ficando só no couro e, em pouco tempo, a perna ficou toda preta. Já fiz a pulverização de iodo com espaçamento de três em três dias, mas não houve melhora”, contou a pecuarista Edna Melo.
Essa foi a matéria mais lida sobre pecuária da semana. Completam o ranking dicas para o manejo de combate do carrapato bovino, crimes no campo e mais, confira!
5. Investigado por roubo de gado e fazer reféns é preso pela polícia
Um homem de 40 anos foi preso nesta quarta-feira, 20, pela Polícia Civil de Poconé (MT). De acordo com as autoridades, ele é suspeito de estar envolvido roubo de gado, associação criminosa e cárcere privado, entre outros crimes.
O crime aconteceu no dia 5 de janeiro. Os criminosos invadiram uma propriedade na zona rural de Nossa Senhora do Livramento, a 42 km ao sul de Cuiabá. Os funcionários e suas famílias foram rendidos e mantidos como reféns, trancados em um dos cômodos da sede da fazenda por cerca de 19 horas. Veja mais.
4. Pecuarista deixa 14 cabeças de gado morrerem de fome e é multado em R$ 58 mil
Um pecuarista foi multado em R$ 58,7 mil após a Polícia Militar Ambiental encontrar 14 cabeças de gado mortas de fome em sua fazenda, no município de Chapadão do Sul (MS). Por meio de uma denúncia anônima, os policiais juntamente com fiscais da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do estado (Iagro), autuaram o dono da fazenda. Leia a matéria completa, aqui.
3. Carrapato bovino: veja como fazer o manejo efetivo do parasita
Rhipicephalus (Boophilus) microplus é apenas o nome “difícil” de um dos principais inimigos do produtor de leite: o carrapato bovino. Segundo o médico veterinário Cláudio Camacho Pereira Menezes, da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável (CDRS), a diferença dos ataques a animais de corte e leite tem relação com a genética.
“A bovinocultura de corte brasileira ainda é predominantemente composta por animais com elevado grau de sangue de linhagens zebuínas, com destaque para raça nelore, geneticamente muito resistente às infestações por carrapatos. Já na leiteira, predominam animais mestiços oriundos de cruzamentos com linhagens taurinas, em especial da raça holandesa, mais sensíveis às infestações por carrapatos”, conta. Veja mais.
2. Bois nelore de apenas 14 meses chegam a quase 19 arrobas
Uma boiada Nelore hiperprecoce, de apenas 14 meses de idade e terminada em confinamento na região de Jussara (GO), sendo abatida na unidade Friboi de Senador Canedo (GO) com peso médio de 18,6 arrobas foi um dos destaques do Giro pelo Brasil da última sexta, 15.
Os animais impressionaram pelo peso e precocidade, tanto que foram tema de enquete ao vivo conduzida pelo apresentador do Giro do Boi, Mauro Sérgio Ortega, que pediu aos telespectadores adivinharem a idade dos animais. Incrédulos, nenhum deles acertou com precisão a resposta certa – 14 meses. Confira a matéria completa.
1. Nada de usar óleo queimado! Veja como curar bezerro com pata inchada e requeima
No Giro do Boi da última sexta, 22, o médico veterinário e professor Guilherme Vieira, criador das plataformas Farmácia na Fazenda e do Semiconfinamento.com.br, ajudou uma telespectadora da cidade de Congonhinhas, no Paraná, que tem um bezerro com problema de sanidade.
“Tenho um bezerro da raça Jersey, ele tem 40 dias de vida. O que ocorre é que devido a ele ter urinado nas patas traseiras, o pelo caiu, ficando só no couro e, em pouco tempo, a perna ficou toda preta. Já fiz a pulverização de iodo com espaçamento de três em três dias, mas não houve melhora”, contou a pecuarista Edna Melo. Veja mais, aqui.