As inscrições estão encerradas. O bem-estar animal é um dos temas mais discutidos nos últimos anos em todo o mundo e tem sido comumente abordado por vários ângulos. Um deles é o da produção, mais vinculado à economia. Há ainda os aspectos éticos, que referem-se à relação que o homem possui com os animais criados para servirem como alimento.
Entre as palestras previstas para o evento estão a do pesquisador Ed Pajor, da Universidade de Calgary, Canadá, que falará sobre “Senciência: entendendo o sentimento dos animais de produção”. Adroaldo Zanella, pesquisador brasileiro que atua no Scottish Agricultural College, da Escócia, tratará a respeito das “Perspectivas mundiais para o bem-estar animal”. Já Paolo Felice Dalla Villa, da Comissão Europeia de Saúde e Consumo, detalhará “Legislações e diretrizes para melhorar o bem-estar dos animais de produção: ações da Comissão Europeia para melhorar o bem-estar animal”.
De acordo com coordenadora da Comissão Técnica Permanente de Bem-estar Animal do MAPA, Andrea Parrilla, o evento é considerado um marco para o bem-estar animal no Brasil.
– Teremos a oportunidade de discutir o assunto com profissionais renomados da área, além de destacar o avanço do Brasil com a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com a DG-SANCO da União Europeia e a entrada em Consulta Pública da Instrução Normativa que aprova o regulamento técnico de manejo pré-abate e abate humanitário.