Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Diversos

Conheça Zé Neto, cordeirinho gaúcho com história de superação que virou celebridade da internet

Animalzinho da raça texel nasceu com má formação nas patas dianteiras, e teve que amputar um dos membros, mas não perdeu a vitalidade e está brilhando no Instagram

Um cordeirinho que nasceu com má formação nas patas dianteiras, em uma propriedade no Rio Grande do Sul, virou o xodó da equipe do Hospital Veterinário da Universidade de Passo Fundo (UPF), tornou-se exemplo de superação e se converteu em celebridade do Instagram.

Ele é o Zé Neto, uma fofurinha da raça texel que veio ao mundo no início de junho, mas já passou por duas cirurgias nesse pouco tempo de vida.

Apesar de todo o esforço da equipe da hospital que o vem atendendo, não foi possível salvar uma das patas. Mas isso não afetou em nada a vitalidade e a vontade de seguir em frente do bichinho.

O cordeiro nasceu em um parto de gêmeos, e ganhou o nome em referência à dupla sertaneja Zé Neto & Cristiano. O Cristiano da dupla de carneirinhos nasceu sem problemas de saúde, mas seu gêmeo Zé Neto tinha uma deformação nas duas patas da frente.

A médica-veterinária Morgana Oliveira, que atende a propriedade, logo diagnosticou que se tratava de uma contratura tendínea, problema que afeta a mobilidade, e que seria necessário fazer uma intervenção cirúrgica.

A doutora levou o filhote ao hospital da universidade onde se formou, a UPF. Lá, o cordeirinho ficou a cargo da equipe do médico-veterinário Leonardo Fornari, que explica que cirurgias complexas em ovinos são procedimentos raros. No entanto, ele conta que o local é um dos poucos com estrutura e pessoal capacitado para uma operação desse tipo.

Segundo as informações da UPF, após a cirurgia, Zé Neto teve alta e deveria ficar usando talas por 45 dias. Os curativos no cordeirinho eram refeitos a cada três dias, mas ele recebia cuidados quase ininterruptos, já que caía muito ao tentar andar com as talas.

“Eu e o Zé tivemos uma ligação desde o primeiro dia que o vi. Ficamos muito apegados, onde eu ia eu levava o Zé, era meu companheiro de trabalho. Quando ia para o escritório, ele vinha atrás para pegar ele no colo, dormia por horas no meu colo”, conta Morgana.

Segundo ela, a adaptação do Zé estava evoluindo bem. Mas o membro direito apresentou uma necrose e o cordeirinho teve que passar por uma segunda operação, para amputar a patinha.

De acordo com o informe da UPF, Zé Neto vem se recuperando bem. Já consegue levantar sozinho e dar os primeiros passos, mas ainda tem um pouco de dificuldade para caminhar com três membros.

“Ele é muito esforçado e persistente, tem muita vontade de viver. O Zé é muito especial, é uma lição de vida para todos, mesmo com todas as dificuldades ele não desiste de viver”, diz Morgana.

A vida do Zé Neto e seu processo de recuperação podem ser acompanhadas em seu perfil no Instagram. Ali, a médica-veterinária que se apaixonou pelo carneirinho posta fotos e vídeos cheios de graça e de esperança.

Sair da versão mobile