Paste this at the end of the

tag in your AMP page, but only if missing and only once.

Zeca Macedo vence em casa classificatória ao Freio de Ouro

Ginete campeão do Freio em 2009 venceu entre as fêmeas em Rio GrandeCampeão do último Freio de Ouro, Zeca Macedo teve um gostinho especial na manhã deste em domingo, em Rio Grande, no Rio Grande do Sul: venceu a prova classificatória em casa, em frente de sua torcida.

Há menos de um mês montando Oro y Rienda do Infinito, que chegou a correr o Bocal com outro ginete, Zeca foi o vencedor entre as fêmeas. Para completar o dia inspirado, o ginete também conduziu LS Nazareno da sexta à quarta colocação, garantindo a participação do macho na final de 2010.

Entre os machos, Feriado de Santa Edwiges, montado por Milton Castro, foi o vencedor da etapa com 19,142 pontos. Além de LS Nazareno, Honesto da Hulha Negra e AS Malke Melado foram os outros machos classificados.

Mas o destaque mesmo foi para as fêmeas: Oro y Rienda do Infinito, com 19,399 pontos, ficou pouco à frente de Herança do Carrachi (19,355), que começou o dia na primeira colocação. Joaquina da Bézinha (19,330) e Encomenda da Reconquista (19,113), montadas pelos ginetes Guto Freire e Daniel Teixeira, respectivamente, fecharam as quatro classificadas à final em Esteio.

A prova de Mangueira já deu o tom do que seria a classificatória: montada por João Antonio Rupp, Herança do Carrachi, que amanheceu em primeiro lugar, cedeu sua colocação à Oro y Rienda do Infinito, montada por Zeca Macedo, então terceira colocada. Dama do Pirayu, que começou em quinto, fechou as três primeiras posições na Mangueira. Uma movimentação que impressionou os avaliadores da prova.

? No quesito qualidade, o nível das fêmeas é mais equilibrado e superior ao dos machos ? avaliou Rodrigo Albuquerque Py, jurado dos machos.

Entre os machos, várias trocas de novilhos atrasou o andamento da Mangueira. Não houve mudança de colocação: Honesto da Hulha Negra, Feriado de Santa Edwiges e AS Malke Melado, respectivamente, permaneceram com as três primeiras colocações após a Mangueira.

A pista pesada prejudicou a prova de Bayard-Sarmento. Mesmo assim, uma bela prova de Encomenda da Reconquista, montada por Daniel Teixeira, roubou a terceira posição de Dama do Pirayu.

Com muita torcida a seu favor, o ginete Zeca Macedo, Freio de Ouro em 2009, comandou com habilidade a reação de LS Nazareno. Saíndo da sexta colocação, Nazareno chegou à quarta posição após uma magnífica exibição na Bayard-Sarmento, onde girou com firmeza. Feriado de Santa Edwiges aproveitou o embalo e trocou de posição com Honesto da Hulha Negra, concluindo a segunda prova do dia na primeira colocação.

A paleteada de Oro y Rienda do Infinito e Herança do Carrachi, as duas primeiras colocadas, manteve o ritmo competitivo: Oro y Rienda soltou um pouco atrasada mas conseguiu se recuperar, fechando a classificatória com 19,399 pontos. Herança do Carrachi ficou em segundo lugar, com 19,335 pontos. Com uma ótima paleteada, Joaquina da Bezinha saiu da sexta posição para a terceira, com 19,330 pontos. Encomenda da Reconquista (19,113) completou a lista das quatro éguas classificadas ao Freio.

? Vencer em casa tem um gostinho especial ? comentou um emocionado Zeca Macedo após a prova.

Entre os machos, AS Malke Melado e LS Nazareno, companheiros de centro de treinamento, correram juntos a paleteada e fizeram uma ótima prova. Boa também foi a prova dos dois machos que terminaram a Bayard-Sarmento em primeiro lugar: Feriado de Santa Edwiges e Honesto da Hulha Negra garantiram as primeiras colocações, com 19,142 pontos e 19,031 pontos, respectivamente.

A próxima etapa das classificatórias ao Freio de Ouro 2010 acontece em Santa Maria, a partir da próxima sexta, dia 28. O Canal Rural transmite a final ao vivo na manhã de domingo, dia 30.

CLASSIFICADOS EM RIO GRANDE

FÊMEAS
Oro y Rienda do Infinito
– Agropecuária Infinito, São Sepé (RS) – 19,399 pontos – Ginete: Zeca Macedo – 1º Lugar
Herança do Carrachi – Estância do Carrachi, Tramandaí (RS) – 19,355 pontos – Ginete: João Antonio Rupp – 2º Lugar
Joaquina da Bézinha – Fazenda da Bezinha, Bom Jesus (RS) – 19,330 pontos – Ginete: Guto Freire – 3º Lugar
Encomenda da Reconquista – Reconquista Agropecuária, Alegrete (RS) – 19,113 pontos – Ginete: Daniel Teixeira – 4º Lugar
El Embeleco Esperame – cabanha Dom Marcelino, Lavras do Sul (RS) – 18,971 pontos – Ginete: Onildo Gonçalves Nunes – 1ª Reserva
Dama do Pirayu – cabanha 3J, Rebuliço e Dom Marcelino, Pelotas (RS) – 18,949 pontos – Ginete: Leonir Melo Pinto – 2ª Reserva

MACHOS
Feriado de Santa Edwiges – cabanha Santa Edwiges, São Lourenço do Sul (RS) – 19,142 pontos – Ginete: Milton Castro – 1º Lugar
Honesto de Hulha Negra – cabanha Tronco Velho, Marau (RS) – 19,031 pontos – Ginete: Fábio Teixeira da Silveira – 2º Lugar
AS Malke Melado – Agropecuária Schwank, Uruguaiana (RS) – 18,923 pontos – Ginete: Bruno Vaz – 3º Lugar
LS Nazareno – cabanha São Crispim, Lavras do Sul (RS) – 18,766 pontos – Ginete: Zeca Macedo – 4º Lugar
Relâmpago do Purunã – Cabanha 3J, Rebuliço e Dom Marcelino, Pelotas (RS) – 18,208 pontos – Ginete: Leonir Melo Pinto – 1º Reserva
Cerro Campero Velhaco – Fazenda Santa Cruz, Ponta Grossa (PR) – 18,059 pontos – Ginete: Daniel Teixeira – 2º Reserva

Confira a classificação final da etapa

Sair da versão mobile